Amigo e membro da Associação Brasiliense de Slackline, Matheus Samir de Oliveira, prestou homenagem em suas redes sociais, na manhã deste domingo (29/11), ao jovem Jonas Pereira da Silva, 21 anos, praticante de slackline que morreu após cair de corda a 70 metros de altura no Distrito Federal, nesse sábado (28/11).
No seu perfil oficial do Instagram, em uma postagem pública, Matheus escreveu:
“O highline é menos hoje e o céu nunca teve ninguém tão preparado pra as alturas!
Te amo demais meu irmão! Você foi meu mestre meu melhor aluno e o amigo mais incrível que já passou pela minha vida, obrigado por ter compartilhado sua vida comigo!
Eu te amo!”
Veja a publicação:
Ver essa foto no Instagram
O texto foi publicado por volta de meio-dia, deste domingo. Na publicação, os comentários são de luto e força pela perda de Jonas.
Acidente
O caso foi registrado na 35ª Delegacia de Polícia (Sobradinho 2). Segundo a ocorrência da corporação, trata-se de morte acidental ainda sem causa definida, sabendo-se apenas que o jovem, adepto a esportes radicais, faleceu após cair de um despenhadeiro.

O jovem morreu no último sábado (28/11)Divulgação/Redes sociais

Ele praticava o esporte havia quatro anosDivulgação/Redes sociais

Jonas em açãoDivulgação/Redes sociais

O jovem era experiente no esporte radicalDivulgação/Redes sociais

Jonas Pereira da Silva tinha 21 anosArquivo Pessoal

Linha que o praticante usava estava de um ponto a outro do despenhadeiro. O local é conhecido para a prática do esporte

Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrênciaDivulgação/CBMDF
Ainda segundo o boletim registrado na PCDF, o jovem de 21 anos, praticava a modalidade havia 4 anos. Ainda há informações de que Jonas Pereira da Silva era atleta profissional e recordista brasiliense do esporte, segundo testemunhas que estavam com ele no local.
A vítima foi a única que conseguiu fazer a travessia da fita de mesma dimensão anteriormente, de aproximadamente 300 metros de distância, entre um morro e outro, sem cair.
Era a segunda vez que Jonas e outros três amigos visitavam o local. As informações preliminares dão conta de que ele estava com a cadeirinha de segurança e pode ter esquecido de amarrar o equipamento na fita através de uma argola de segurança, conhecida como anel de leash, que é usada para que os atletas permaneçam atrelados à fita, pendurados, em caso de quedas.
Assista ao vídeo do local e veja fotos de Jonas:
Queda
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), Jonas Pereira da Silva, 21 anos, estava em cima da corda no Polo de Cinema e Vídeo Grande Otelo, em Sobradinho.
Ele perdeu o equilíbrio, caiu no vale e a equipe do CBMDF foi acionada imediatamente. Inicialmente, os militares estimavam que a queda havia ocorrido de uma altura de 15 metros, porém, confirmaram 70m posteriormente.
Os bombeiros precisaram usar técnicas de rapel para resgatar a vítima. O socorro ocorreu com cinco viaturas, um helicópetro, um drone e 28 militares. O rapaz sofreu traumatismo craniano grave e diversas fraturas. A morte foi constatada pela equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que integrava a tripulação do helicóptero do CBMDF.
Os bombeiros informaram que outras três pessoas praticavam o esporte que consiste basicamente na travessia de vãos entre dois pontos fixos, com utilização de uma corda para sustentação da pessoa que realiza a passagem.