Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

Vídeo: policiais penais são posicionados na porta da casa de Bolsonaro

Sem uniforme e sem armas à mostra, policiais penais cumprem a ordem de monitorar 24 horas a residência do ex-presidente Bolsonaro (PL)

27/08/2025 14:50, atualizado 27/08/2025 18:23
Material cedido ao Metrópoles
Imagem de policiais em frente à casa de Bolsonaro

Três policiais penais foram vistos em monitoramento na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os profissionais estavam sem uniforme e sem arma aparente. A vigilância 24 horas teve início nessa terça-feira (26/8), após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida integra o pacote de restrições impostas ao ex-chefe do Executivo, que está em prisão domiciliar desde 4 de agosto.

Para o cumprimento da ordem de Moraes, um esquema emergencial foi montado já na terça-feira, com agentes posicionados à paisana e utilizando viaturas descaracterizadas. Segundo apuração da coluna de Mirelle Pinheiro, nesta quarta-feira (27/8), a vigilância passou a contar com escala definida, ponto de apoio fixo na guarita do condomínio e estrutura específica para o monitoramento contínuo.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Fontes ouvidas pela reportagem informaram que os policiais foram bem recebidos pelos seguranças do local, por moradores do condomínio e pelo próprio ex-presidente, que foi comunicado oficialmente da medida.

Vídeo: policiais penais são posicionados na porta da casa de Bolsonaro - destaque galeria
2 imagens
Primeiro dia de vigilância na casa de Bolsonaro: polícia penal do DF monta esquema após ordem de Moraes
Para cumprir a decisão, um esquema emergencial foi montado já na terça-feira, com agentes posicionados à paisana e utilizando viaturas descaracterizadas
1 de 2

Para cumprir a decisão, um esquema emergencial foi montado já na terça-feira, com agentes posicionados à paisana e utilizando viaturas descaracterizadas

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Primeiro dia de vigilância na casa de Bolsonaro: polícia penal do DF monta esquema após ordem de Moraes
2 de 2

Primeiro dia de vigilância na casa de Bolsonaro: polícia penal do DF monta esquema após ordem de Moraes

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

De acordo com integrantes da segurança, os agentes permanecem posicionados em turnos ininterruptos na entrada principal e nos arredores do condomínio. Eles têm acesso à guarita de vigilância privada como ponto de apoio e mantêm contato direto com centrais de monitoramento da Polícia Penal e do sistema de monitoramento eletrônico que acompanha a tornozeleira de Bolsonaro.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DF

Decisão do STF e justificativa para a medida

No despacho, Moraes determinou o monitoramento “em tempo real”, mas com discrição para evitar “exposição indevida, midiática ou perturbação da vizinhança”. O ministro também proibiu medidas intrusivas no ambiente doméstico e deixou a critério da Polícia Penal o uso de uniformes e armamento.

A ordem foi expedida após a Procuradoria-Geral da República (PGR) recomendar reforço na segurança, depois de ofício enviado pelo deputado federal Lindbergh Farias (PT) à Polícia Federal (PF), que apontou risco de fuga. O parlamentar baseou-se em investigação que encontrou no celular de Bolsonaro a minuta de um pedido de asilo ao governo da Argentina.

“A obtenção de informações sobre um plano de fuga, somada à proximidade geográfica e à conjuntura política e investigativa, indica a necessidade de reforço urgente e imediato do policiamento ostensivo e discreto nas imediações do endereço residencial do investigado”, argumentou a PGR em manifestação ao STF.