metropoles.com

Viaduto que despencou no Eixão recebe sensores de monitoramento

Equipamentos começaram a ser instalados neste domingo (11/2). Central de monitoramento no canteiro de obras acompanhará os dados

atualizado

Compartilhar notícia

Andre Borges/Agência Brasília
Engenheiros colocam sensores em viaduto
1 de 1 Engenheiros colocam sensores em viaduto - Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Cinco dias após um viaduto desabar no Eixão Sul, a Galeria dos Estados, palco do desastre, ganhou sensores de monitoramento na estrutura, que passa por intervenções. A colocação dos equipamentos teve início na tarde deste domingo (11/2). A mesma providência foi adotada esta semana na Ponte do Bragueto.

Os sensores são de dois tipos. Os que são instalados nos pilares da galeria permitirão medir a movimentação das extremidades. Já no vão de acesso às lojas haverá um acelerômetro tridimensional, que possibilitará observar os níveis de vibração e deslocamento vertical, transversal e longitudinal do viaduto.

“Uma das etapas que estamos trabalhando agora é a liberação da galeria para o pedestre. Nós vamos fazer o escoramento e, para trazer a segurança total, sensores vão monitorar qualquer tipo de movimento desse viaduto”, explicou o diretor-presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Júlio Menegotto.

A central de monitoramento é montada no canteiro de obras. A previsão é que, na quinta-feira (15), o espaço esteja liberado para os pedestres. Na parte superior do viaduto, a Novacap aplicou um cimento especial sobre trincas do asfalto.

“O material é de alta resistência, e, com qualquer movimentação na estrutura, ele vai trincar. Isso serve de alerta para que possamos tomar algum outro tipo de decisão”, destacou Menegotto, ao detalhar como funciona o monitoramento por meio dessa intervenção.

Ele avalia que essas medidas dão segurança ao local. “Na parte de cima há o monitoramento mecânico e, embaixo, monitoramento eletrônico, trazendo total segurança”, finalizou.

Em paralelo a essas medidas, continuam em execução as ações que visam ao escoramento do viaduto com pilares de aço. Além disso, estão avançadas as obras para melhoria do trânsito, com novas alças e alargamento de vias.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?