metropoles.com

Via Sacra de Planaltina espera GDF para decidir se haverá encenação

Coordenação do espetáculo não sabe como serão as regras de combate à pandemia de Covid-19 na Semana Santa

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Via sacra Palnaltina
1 de 1 Via sacra Palnaltina - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Grupo Via Sacra ao Vivo de Planaltina, organização da sociedade civil responsável pela montagem e realização da Via Sacra do Morro da Capelinha, ainda não sabe se em 2022 os fiéis poderão voltar a ver o tradicional espetáculo. Nos últimos dois anos, a apresentação foi prejudicada pela pandemia de Covid-19.

“Estamos esperando para ver quais serão os decretos do GDF referentes ao combate da pandemia este ano”, explicou o coordenador-geral do grupo, José Vicente Rezende, conhecido como Preto Rezende. Em 2021, a celebração aconteceu em forma de carreata.

Além dos decretos do governo distrital, os coordenadores também aguardam o Poder Legislativo. A Via Sacra do Morro da Capelinha é financiada por emendas parlamentares. Então, somente depois de os deputados distritais destinarem as verbas é que será possível fechar um orçamento.

“Como a CLDF voltou ontem, a gente não tem o quadro dessas emendas, quanto cada deputado vai colocar”, afirmou Preto Rezende. Para o coordenador, há grandes chances de a Via Sacra adotar o formato híbrido pela terceira vez.

Veja fotos da Via Sacra de Planaltina:

0

“Todos nós gostaríamos que fosse presencial, mas tudo indica que será híbrido”, ponderou Rezende. Segundo ele, há várias formas de fazer a apresentação e manter o distanciamento social que evita a infecção pelo coronavírus.

“Tem várias formas: algumas tendas podem ser feitas na cidade ou no próprio morro [da capelinha], para que pessoas passem em seus carros. Podemos fazer lives e transmissões ao vivo, com públicos restritos em seus quadrados. Vai depender das condições”, explicou o coordenador-geral.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações