Via do DF será fechada para realização de ato sobre o 8 de Janeiro
Com presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o evento presidencial será às 10h, no Salão Nobre do Planalto
atualizado
Compartilhar notícia

O governo federal anunciou o fechamento da via N1 do Eixo Monumental, entre de 0h e 13h desta quinta-feira (8/1), para a realização de evento em alusão aos atos antidemocráticos do 8 de Janeiro, no Palácio do Planalto.
Durante o período, o acesso ao Palácio e aos anexos da Praça dos Três Poderes deverá ser feito pela via N2.
Com presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o evento presidencial será às 10h, no Salão Nobre do Planalto, e inclui também atividades externas, ao redor do local. A cerimônia deve reunir autoridades, ministros e representantes da sociedade civil.
Atos
Além do evento no Palácio do Planalto, o Partido dos Trabalhadores (PT) fará um ato na frente da Praça dos Três Poderes. A coluna Grande Angular apurou que o evento tem previsão inicial de público de 3 mil pessoas.
Paralelamente, o Supremo Tribunal Federal (STF), presidido pelo ministro Edson Fachin, também organiza um ato para esta quinta-feira, com o objetivo de relembrar a invasão da Corte por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a depredação do prédio da Suprema Corte.
Segundo integrantes do governo, há expectativa de que Lula desça a rampa do Palácio para se encontrar com militantes e apoiadores, que acompanharão o evento por meio de um telão instalado na Praça dos Três Poderes.
Este é o terceiro ano consecutivo em que o presidente promove um ato oficial em defesa da democracia e em memória da invasão e depredação das sedes do Executivo, Legislativo e Judiciário. Em 2024 e 2025, Lula também desceu a rampa do Planalto para cumprimentar o público, gesto que deve se repetir neste ano.
De acordo com comunicado do governo, a cerimônia tem como objetivo “reforçar os valores da democracia, que sofreu um grave abalo naquela data”.
Até o momento, os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), não confirmaram presença no evento. Os chefes das respectivas Casas protagonizaram atritos com o governo, que ficaram mais evidentes nos últimos meses de 2025.
Vetos
O presidente Lula avisou aliados que irá aproveitar o ato referente ao 8 de Janeiro, que relembra os ataques à Praça dos Três Poderes, para assinar o veto ao PL da Dosimetria, que reduz a pena dos envolvidos nas manifestações.
O veto ao projeto, aprovado pelo Congresso Nacional no fim de 2025, deverá ser integral. Dessa forma, Lula forçará o Parlamento a se debruçar novamente sobre o tema em 2026, caso queira reduzir a pena dos condenados pelo STF.










