Veja reação da bancada do DF no Congresso após volta de Ibaneis ao GDF

O ministro do STF Alexandre de Moraes autorizou o retorno de Ibaneis ao cargo de governador nesta quarta-feira (15/3)

atualizado 15/03/2023 17:42

Governador ibaneis Rocha durante posse do Flávio Dino (PSB) como ministro da Justiça e Segurança no Salão Negro, no Palácio da Justiça- Metrópoles Vinícius Schmidt/Metrópoles

A bancada do Distrito Federal no Congresso Nacional reagiu ao retorno de Ibaneis Rocha (MDB) ao cargo de governador. O emedebista havia sido afastado um dia depois dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes — que autorizou o retorno dele  ao cargo nesta quarta-feira (15/3).

A senadora Damares Alves (Republicanos) foi uma das primeiras a se manifestar. Nas redes sociais, ela afirmou estar “vibrando”.

“Vibrando com esta notícia. Nosso governador volta e encontra um time motivado a fazer do Distrito Federal o melhor lugar do Brasil para se viver. Nossa vice-governadora, minha amiga e irmã, foi gigante e nos uniu nos dias de tanta instabilidade”, escreveu.

Izalci Lucas (PSDB) desejou um bom retorno ao governador. “Finalmente o governador eleito do DF, Ibaneis retomou seu cargo, conforme anunciado há pouco pelo ministro do STF. Ibaneis ficou afastado por mais de 60 dias, mas agora pode voltar a exercer integralmente suas funções. Desejo um bom retorno ao governador”.

Ex-rival de Ibaneis com quem trocou duros embates durante a campanha ao GDF de 2018, mas defendeu o retorno imediato do emedebista ao cargo para o qual foi eleito, o deputado federal Alberto Fraga (PL) disse que Moraes agiu em um gesto de “sensibilidade” e afirmou que Celina “em momento algum quis tirar o governo de Ibaneis”.

Leila Barros (PDT) ainda não se manifestou.

Na Câmara dos Deputados, Rafael Prudente (MDB), Bia Kicis (PL), Erika Kokay (PT), Gilvan Máximo (Republicanos) e Fred Linhares (Republicanos) manifestaram-se até o momento. Fred comemorou a volta do governador nos stories do Instagram.

Veja as declarações de cada:

 

Mais lidas
Últimas notícias