Veja o que abre e o que fecha no feriado do Dia do Trabalhador no DF

Zoológico, Eixão do Lazer e parques são opções para se distrair neste sábado (1°/5). Comércio abre normalmente

atualizado 30/04/2021 15:23

Missa em homenagem ao aniversário de Brasília na Catedral MetropolitanaRafaela Felicciano/Metrópoles

Neste sábado, o Brasil e vários outros países celebram o 1º de Maio, Dia do Trabalhador. A data é reservada à reflexão sobre a legislação e as regras do mercado de trabalho, além das conquistas e dos desafios a serem superados pelos trabalhadores. No Brasil é feriado nacional.

Apesar de a data cair em um sábado neste ano, o funcionamento de comércios, serviços e opções de lazer sofre alterações como em todo feriado. O Metrópoles preparou um roteiro do que abre e do que fecha na capital do país neste 1º de Maio.

Confira:

Comércio

De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista), as lojas de rua e os shoppings irão abrir as portas normalmente. No entanto, serão seguidas as determinações do decreto do GDF que autorizou a volta das atividades comerciais durante a pandemia de Covid-19. Ou seja, comércio de rua funciona das 11h às 20h; e os shoppings, das 13h às 21h.

Saúde

Os serviços da Secretaria de Saúde irão funcionar como sempre ocorre nos fins de semana: atendimento 24 horas nas emergências dos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Porém, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os ambulatórios dos hospitais só voltam a funcionar na segunda-feira (3/5).

A vacinação contra a Covid-19 está mantida. Contudo,  os pontos de imunização do final de semana ainda serão divulgados.

Na Fundação Hemocentro de Brasília não haverá atendimento no sábado (1º/5). O serviço será retomado na segunda-feira (3/4), das 7h às 18h – o agendamento permanece obrigatório, devido à pandemia de coronavírus, e pode ser feito pela internet ou por telefone (160, opção 2).

Transporte

As linhas de ônibus do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF seguirão a tabela horária comum aos domingos, devido à demanda reduzida.

Já o Metrô-DF funcionará como nos demais feriados: de 7h as 19h. Sobre o número de trens, de acordo com liminar do TST, os metroviários devem garantir ao menos cinco deles circulando em domingos e feriados enquanto durar a greve da categoria.

Segurança e fiscalização

O feriado não altera o serviço operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e das polícias Militar e Civil, que operam em regime de escala e ininterruptamente. As atividades administrativas, no entanto, podem sofrer alterações.

No Detran-DF, o atendimento presencial nas unidades é realizado de segunda a sexta-feira. Dessa forma, não funcionará no feriado deste sábado.

Em relação ao Departamento de Estrada de Rodagem (DER), não haverá atendimento ao público externo no Setor de Multas e Penalidades; tampouco a execução das operações de reversão nas rodovias DF-003, DF-095 e BR-070.

Outros serviços

Na Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), não haverá expediente. As equipes de manutenção, porém, seguirão trabalhando em regime de plantão. Também não vai ter atendimento nos escritórios e postos do Na Hora. Em casos de falta de energia, a Neoenergia Distribuição Brasília, sucessora da CEB, pode ser acionada pelo telefone 116.

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) vai funcionar normalmente. Isso inclui todas as unidades operacionais (URE, aterro, usinas e papa-entulhos) e a coleta (seletiva e convencional), que será realizada conforme calendário normal.

As unidades do Na Hora, Procon e conselhos tutelares não funcionarão no feriado. No entanto, os conselheiros tutelares ficam de sobreaviso para atender as demandas urgentes registradas pela CISDECA, central telefônica que funciona 24h.

Unidades socioassistenciais

Todos os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) estarão fechados, como já acontece aos sábados.

Os dois Centros Pop vão funcionar normalmente, das 8h às 18h. A Unidade de Proteção Social 24h e as unidades de acolhimento, Alojamento Provisório de Ceilândia, as Casas de Passagem e os abrigos para idosos, crianças e adolescentes, funcionam normalmente, 24h por dia.

A UPS 24h, que fica na L2 Sul, é a unidade responsável pelo recebimento das demandas de auxílio por morte para sepultamentos referentes a covid-19.

Restaurantes comunitários

As 14 unidades estarão fechadas no sábado, dia 1º de maio.

Ceasa

A Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF) informa que, neste sábado, o funcionamento será normal no Mercado. Funcionam o Varejão, o Mercado da Agricultura Familiar, o Mercado Orgânico, o Mercado do Peixe e a Central Flores

Todas as unidades dos Correios não funcionarão no feriado. Assim como os bancos.

0
Lazer

Por causa da pandemia do novo coronavírus, os espaços culturais administrados pela Secretaria de Cultura estão fechados temporariamente. No entanto, o mirante da Torre de TV volta a receber o público entre 9h e 18h. O espaço estava fechado desde o fim de fevereiro.

Entretanto, o Eixão do Lazer é uma opção durante o sábado e estará aberto a pedestres e ciclistas das 6h às 18h. O mesmo acontece na rua do lazer no Paranoá e na W3 Sul. O Jardim Zoológico de Brasília também estará aberto, das 9h às 17h. A entrada no Zoo é permitida somente até as 16h.

Parques

O Jardim Botânico de Brasília estará aberto para visitação normalmente, das 9h às 17h. O JBB só não abre às segundas-feiras para manutenção. Os restaurantes que funcionam no local estão fechados, mas os quiosques estão abertos.

Todos os parques sob administração do Brasília Ambiental estarão funcionando normalmente durante o feriado. Contudo, devido à pandemia, eventos nesses locais seguem suspensos e a única medida obrigatória para quem for aos parques do DF é o uso de máscara.

Ainda assim, funcionários estão atentos para orientar os frequentadores em caso de aglomeração.

Confira os horários de funcionamento:

Parque Recreativo do Gama

  • Aberto todos os dias, das 6h às 18h

Parque Distrital das Copaíbas

  •  Aberto todos os dias, das 8h às 18h

Monumento Natural Dom Bosco

  • Aberto todos os dias, das 6h às 20h

Parque Ecológico do Paranoá

  • Aberto todos os dias, das 6h às 18h

Parque Ecológico Sucupira

  • Aberto todos os dias, das 6h às 20h

Parque Ecológico do Lago Norte

  • Aberto todos os dias, das 6h às 18h

Parque Ecológico da Asa Sul

  • Aberto todos os dias, das 6h às 20h

Parque Ecológico Olhos d’água

  • Aberto todos os dias. Portão principal, das 5h30 às 20h, e portões laterais, das 6h às 18h

Parque Ecológico Ezechias Heringer

  • Aberto todos os dias, das 6h às 22h

Parque Ecológico de Águas Claras

  •  Aberto todos os dias, das 5h às 22h

Parque Ecológico do Riacho Fundo

  • Aberto todos os dias, das 6h às 18h

Parque Ecológico Areal

  • Aberto todos os dias, das 6h às 18h

Parque Ecológico Veredinha

  • Aberto todos os dias, das 6h às 22h

Parque Ecológico Cortado

  • Aberto todos os dias, das 6h às 18h

Parque Ecológico Três Meninas

  • Aberto todos os dias, das 7h às 18h

Parque Vivencial do Anfiteatro Natural do Lago Sul

  • Aberto todos os dias, das 6h às 18h

Parque Ecológico Península Sul

  • Aberto todos os dias, das 6h às 22h

Últimas notícias