metropoles.com

Vacinação de idosos de 74 anos começa hoje no DF. Veja detalhes

A campanha de imunização foi ampliada após a capital ter recebido, na noite da última terça-feira (9/3), 27,8 mil doses da Coronavac

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Vacinação de idosos contra a Covid-19 no Paranoá
1 de 1 Vacinação de idosos contra a Covid-19 no Paranoá - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Governo do Distrito Federal (GDF) inicia, nesta quinta-feira (11/3), a vacinação contra a Covid-19 de idosos com 74 anos. Os postos continuarão funcionando no mesmo horário: das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e das 9h às 17h, nos drive-thrus.

A campanha foi ampliada após a capital ter recebido, na noite da última terça-feira (9/3), 27,8 mil doses da Coronavac. Metade do quantitativo ficará reservada para a aplicação da segunda dose, e 5% do conteúdo faz parte da reserva técnica.

A estimativa da Secretaria de Saúde é de que haja 10.273 pessoas nessa faixa etária no DF. De acordo com a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), a distribuição deste público de 74 anos por região de saúde é a seguinte:

  • 2.389 na Região de Saúde Sudoeste;
  • 2.278 na Região de Saúde Central;
  • 1.760 na Região de Saúde Oeste;
  • 1.280 na Região de Saúde Centro-Sul;
  • 1.083 na Região de Saúde Norte;
  • 896 na Região de Saúde Sul;
  • 587 na Região de Saúde Leste.

Os pontos de vacinação podem ser conferidos aqui. Abaixo, veja quem pode receber o imunizante contra o novo coronavírus neste momento no DF:

Arte com público alvo da vacinação contra o coronavírus

Como agendar a vacinação

O agendamento pode ser feito no site vacina.saude.df.gov.br, ou pelo Disque Saúde 160, opção 6. O atendimento pelos drive-thrus será exclusivo para quem fez agendamento. Nas UBS, haverá doses disponíveis para quem não conseguiu marcar hora, no entanto, a recomendação é para que todos façam a marcação.

Confira o passo a passo para a marcação no site:

1. Escolha o tipo de agendamento

Na primeira página, o cidadão deve informar se vai agendar a primeira ou a segunda dose da vacina, ou ainda se é um paciente acamado.

Assim que clicar, o usuário é automaticamente direcionado para a próxima página.

2. Preencha os dados de identificação

Na nova página de cadastro, o internauta verá campos para preencher nome, e-mail, nome da mãe, data de nascimento, CPF, CNS, telefone, CEP e endereço.

3. Preencha o local de agendamento

Mais abaixo na tela, é possível escolher o local onde será imunizado, e data e hora em que será aplicada a dose.

4. Imprima o comprovante de agendamento

Assim que concluir o processo, o site vai emitir um comprovante. A Secretaria de Saúde (SES) recomenda a impressão do documento para levá-lo no dia marcado.

5. Verifique o agendamento na página inicial

Na mesma página inicial do site em que é possível marcar a vacinação, existe a opção “Consultar agendamento”. Para fazer a consulta, basta informar o CPF.

0

6. Pronto!

Se chegou até aqui, você finalizou o processo de agendamento e não vai demorar até estar imunizado contra a Covid-19.

Compartilhar notícia