metropoles.com

Vacinação contra a gripe para todos os públicos tem filas no DF

Para receber a dose do imunizante, basta comparecer em um dos pontos de vacinação documento de identificação

atualizado

Compartilhar notícia

Breno Esaki/Metrópoles (@brenoesakifoto)
Foto colorida com zoom de enfermeiro puxando ampoula de vacina
1 de 1 Foto colorida com zoom de enfermeiro puxando ampoula de vacina - Foto: Breno Esaki/Metrópoles (@brenoesakifoto)

O primeiro dia de vacinação contra a gripe para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade foi de filas em diversos postos de saúde do Distrito Federal, nesta quinta-feira (2/5).

Ao todo, são 125 endereços e 200 mil doses disponíveis para a população. Veja a lista completa de UBSs que estão aplicando a vacina.

Veja imagens:

0

 

Além das Unidades Básicas de Saúde (UBS), o imunizante é aplicado no mezanino da Rodoviária do Plano Piloto e na Policlínica do Lago Sul, das 8h às 11h30 pela manhã e das 13h às 17h à tarde.

A unidade da quadra 114 da Asa Norte tem atendimento ininterrupto das 8h às 17h, e a da 612 da Asa Sul conta com atendimento à noite, das 18h às 22h para adultos.

A orientação para pessoas de todas as idades é levar documento de identidade e, se tiver, a caderneta de vacinação. A equipe irá avaliar todos os esquemas vacinais e oferecer atualização, caso exista algum esquema incompleto.

O DF conta atualmente com 125 salas de vacina preparadas para receber a população. A campanha de vacinação ficará em vigor até o fim dos estoques, de 200 mil doses ainda disponíveis.

Início da vacinação para todos os públicos

Responsável pela UBS 1 da Asa Norte, a enfermeira Flávia Lemos nota que, com a liberação para todos os públicos, a procura pelo serviço foi bem maior. “A partir do momento que vai sendo mais divulgado e que as pessoas perceberem que ampliou para todas as faixas etárias, a tendência da procura é ser cada vez maior. E quem já tem o cartão de vacina já pode aproveitar a oportunidade para atualizar as demais vacinas”, avaliou a profissional.

Mesmo com um fluxo constante de pessoas, os pacientes que se vacinaram na manhã desta quinta não ficaram mais de 10 minutos na fila, como foi o caso da aposentada Creusa García, de 78 anos. “Todo ano eu faço [a imunização]. Gripe, covid, sarampo… Melhor aqui na fila que acabar no hospital, né?”, brincou.

0

No início da tarde a procura pelo imunizante foi consideravelmente maior. No ponto da vacinação da Rodoviária do Plano Piloto, por exemplo, o tempo de espera chegou a 30 minutos durante o horário do almoço.

Mesmo incomodada com a espera, a estagiária Larissa Suelen, de 27 anos, ficou feliz com a praticidade. “É caminho do meu estágio, então, além de estar protegida, é bem mais prático. Foi uma hora e um pouquinho esperando, porque foi no horário do almoço.”

O servidor público aposentado Paulo Vieira conta que esta já é a sexta vez que está recebendo o imunizante e que, desde então, já deu “adeus” às gripes fortes. “Eu senti uma diferença muito grande porque eu só tive sintomas bem leves que não afetam a minha vida diária.”

Já a estudante Ana Luísa Novena, de 25 anos, tomou a vacina para poder viajar e começar seu mestrado em um outro país. Para a jovem, a ampliação do público vacinal é importante para evitar surtos da doença. “Epidemia de qualquer doença pode acontecer a qualquer momento, mas, se a gente se vacinar e se cuidar, menos chances de isso acontecer.”

Sobre a campanha de vacinação

Iniciada em 19 de março, a campanha nacional de vacinação contra a gripe (influenza) foi focada em um primeiro momento apenas nos grupos prioritários estipulados pelo Ministério da Saúde. Até 18 de abril, foram 182.243 doses aplicadas na rede da Secretaria de Saúde (SES-DF).

Agora, com a ampliação do público, todos os bebês a partir dos seis meses de idade, crianças, adolescentes, adultos e idosos poderão se vacinar contra a gripe no Distrito Federal.

Mesmo quem já se vacinou contra a gripe nos anos anteriores deve comparecer, pois a cada ano o imunizante é atualizado e passa a proteger contra novas variantes do vírus.

Quem estiver gripado no momento, porém, deve aguardar o fim dos sintomas para poder tomar a vacina. Já quem teve diagnóstico de covid-19 deve aguardar 30 dias.

Só há duas contraindicações para a imunização contra a gripe: os bebês com menos de seis meses completos de vida e pessoas com histórico de alergia grave (anafilaxia) a algum componente da vacina, como, por exemplo, o ovo, que teve reações ao tomar alguma dose anterior. Nesse último caso, o recomendado é buscar orientação das equipes de saúde.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?