metropoles.com

DF abre vacinação da gripe para toda população. Veja a lista de postos

A Secretaria de Saúde ampliou a imunização contra a gripe. A partir desta quinta (2/5), pessoas acima dos 6 meses de idade podem se vacinar

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
imagem colorida mostra mulher usando jaleco branco e máscara segurando seringa e vidro de vacina da gripe - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra mulher usando jaleco branco e máscara segurando seringa e vidro de vacina da gripe - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

vacinação contra influenza – a gripe – será ampliada para toda a população com mais de 6 meses de idade do Distrito Federal a partir desta quinta-feira (2/5). A Secretaria de Saúde (SES-DF) disponibilizará o imunizante em diversos pontos de atendimentos de regiões do DF.

Segundo a pasta, todas as pessoas devem comparecer a um desses locais com caderneta de vacinação e documento de identificação.

Haverá pontos de vacinação na Rodoviária do Plano Piloto, na Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 Lago Norte e na Policlínica do Lago Sul.

Em regiões administrativas mais ao sul do DF, haverá atendimento em todas as UBSs, como é o caso do Gama e de Santa Maria.

A maioria das UBSs funciona das 8h às 17h durante a semana.

>> Veja a lista completa de UBSs que estarão aplicando a vacina clicando aqui.

Ampliação da vacinação

Anteriormente, a dose estava reservada para grupos prioritários, como crianças de 6 meses a 6 anos, trabalhadores da saúde, professores, gestantes e pessoas com mais de 60 anos.

Na terça-feira (30/4), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, publicou no X (antigo Twitter) que a campanha de vacinação contra a gripe seria ampliada para o grande público. “Estamos antecipando essa medida para responder ao aumento dos casos de influenza”, escreveu.

A expansão da faixa etária vale até o fim do estoque de vacinas disponíveis na rede pública.

Abaixo da meta

A expansão do público-alvo também serve como forma de aumentar o volume de imunizados, pois, nos últimos anos, a cobertura vacinal contra a influenza ficou abaixo da meta.

Em 2023, quase 16 milhões de brasileiros que poderiam ter se imunizado não compareceram aos postos de atendimento. Neste ano, até o último dia 21, só 22% das pessoas de grupos prioritários haviam se vacinado no Brasil.

O imunizante disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2024 protege contra os vírus Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B, as cepas que mais têm circulado pelo país.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?