metropoles.com

UTIs do DF seguem com 93% de ocupação. Fila sobe para 163 pacientes

São 17 leitos livres na rede pública e 14 na rede privada. Para diminuir a taxa, DF decretou toque de recolher a partir desta segunda

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
pacientes em leitos semi-intensivos na UPA de Inhumas, em Goiás. eles estão intubados e aguardam leitos de UTI para tratar a covid-19
1 de 1 pacientes em leitos semi-intensivos na UPA de Inhumas, em Goiás. eles estão intubados e aguardam leitos de UTI para tratar a covid-19 - Foto: Reprodução

A ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) exclusivas para pacientes com Covid-19 se mantém em 93% no Distrito Federal, no que se refere a leitos adultos, pediátricos e neonatais. Levando-se em consideração apenas os leitos para adultos, a taxa sobe para 97%.

Os números são do InfoSaúde, sistema de informação da Secretaria de Saúde (SES), atualizados às 19h10 desta segunda-feira (8/3).

No momento, são 17 leitos vagos, apenas seis deles para adultos que precisem de internação. Na fila de espera, 163 pessoas aguardam por uma UTI. Dessas, 97 estão com suspeita de Covid-19 ou tiveram o diagnóstico confirmado para a doença, conforme informações do InfoSaúde por volta das 20h30 desta segunda.

Veja:

0

Na rede de hospitais privados, a taxa de ocupação de leitos para tratamento de Covid-19 para adultos é de 94%. Nas unidades particulares, existem 14 leitos de Covid-19 vagos.

Embora às vezes o InfoSaúde mostre leitos livres no painel de consulta do público, ocorre de já haver paciente que estava na fila de espera direcionado para essas vagas.

Além disso, há situações em que os leitos estão bloqueados, por motivos de manutenção, falta de algum equipamento ou de recursos humanos.

Medidas do governo

No dia 10 de fevereiro, o DF contava com 145 leitos públicos de UTI para pacientes com Covid-19. Nesta segunda, são 291, um aumento de 146 leitos em quatro semanas.

Para conter a alta taxa de ocupação de leitos, em 28 de fevereiro o GDF decretou medidas restritivas na capital. De forma complementar, nesta segunda, foi decretado toque de recolher das 22h às 5h em todo o DF.

0

Compartilhar notícia