metropoles.com

UnB terá cinco novos cursos de graduação a distância. Saiba quais

De acordo com a UnB, serão 1.060 vagas em março. O ingresso está previsto para o segundo semestre de 2023

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Foto colorida de alunos circulando no ICC da Universidade de Brasília UnB
1 de 1 Foto colorida de alunos circulando no ICC da Universidade de Brasília UnB - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Uma boa notícia para quem quer estudar na Universidade de Brasília (UnB) mas reside em outros estados: em março, a UnB lança cinco novos cursos de graduação na modalidade a distância. Os cursos são Licenciatura em Artes Visuais, Música, Geografia, Pedagogia e Letras.

Será ofertado um total de 1.060 vagas. Interessados em receber novidades relacionadas à seleção devem preencher um formulário disponível no site do Centro de Educação a Distância (Cead) da UnB.

O processo seletivo vai utilizar dois critérios de avaliação: nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e análise da documentação; ou nota do ensino médio e análise da documentação. O ingresso está previsto para o segundo semestre de 2023. A oferta acontece pelo Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Curso on-line

Criada em 2005, a Universidade Aberta do Brasil é uma rede formada por instituições públicas que oferecem cursos de nível superior por meio da modalidade a distância.

A UnB integra esse sistema desde 2007, ofertando cursos de licenciaturas e especializações para dezenas de municípios em todas as regiões do país. Os cursos de graduação são ofertados de forma gratuita, da mesma forma que os presenciais. A grade curricular e a carga horária também é a mesma para ambas as modalidades.

“As aulas são todas no ambiente virtual. Temos disciplinas síncronas, de acordo com o plano pedagógico de cada uma. Temos também materiais de apoio disponibilizados no ambiente virtual, assim como os polos de apoio presenciais, salas virtuais para discussões, salas virtuais de bate-papo e fóruns. Assim, os alunos podem entrar em contato com coordenadores, professores, com as equipes de apoio dos cursos e com colegas”, detalha Letícia Leite, diretora do Cead, o setor responsável pelo programa UAB na UnB.

Compartilhar notícia