UnB: Faculdade de Comunicação coloca disciplinas em EaD após alunos terem contato com monkeypox

Os dois alunos são de cursos da Faculdade de Comunicação da universidade. Apenas as aulas que eles frequentavam serão remotas

atualizado 07/08/2022 16:19

UnB - MetrópolesHugo Barreto/Metrópoles

A Faculdade da Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB) passou duas disciplinas para o modelo remoto. A decisão ocorre após a universidade ser notificada de que dois alunos tiveram contato com pessoas infectadas pela varíola dos macacos, também conhecida como monkeypox.

O anúncio foi feito aos estudantes da faculdade por meio de um e-mail encaminhado na quinta-feira (4/8).

No texto, a diretora da faculdade afirma que os alunos são acompanhados pelo setor de vigilância epidemiológica da UnB.

Os universitários também receberam recomendações de prevenção à doença. São elas: uso de máscaras, higiene das mãos e arejamento de espaços. “[…] Temos mais uma epidemia atuante e, como dito acima, já temos dois estudantes em contato com casos positivos da varíola dos macacos/monkeypox”, diz o e-mail.

No sábado (6/8)*, a Faculdade de Comunicação emitiu nota sobre o assunto.

Veja:

Direção da Faculdade de Comunicação

Para: FAC, FAC JOR, FAC DAP, FAC COM, FAC PPG, DAC, DEG

Prezada equipe NTI-FAC-UnB

Prezadas Chefias Departamentais FAC-UnB,

Prezada Coordenação de Pós-Graduação e Coordenações de Graduação FAC-UnB,

Prezada Comunidade FAC-UnB

com cópia aos Decanatos DEG e DAC, instâncias da Administração Superior às quais a FAC-UnB efetuou formalmente, via presente Processo SEI, a consulta por orientação de procedimentos

Prezadas, Prezados,

A Direção da FAC-UnB dá conhecimento do Despacho Reitoria GRE 8510627 em resposta à solicitação da FAC-UnB formulada perante os Decanatos DAC/Coavs e ao DEG, consulta iniciada 04/08/2022, anteontem, 5ª feira, sobre como proceder a FAC deveria proceder com duas turmas de estudantes que relataram contato externo com a Monkeypox.

Enquanto aguardávamos o retorno oficial no presente Processo SEI, tivemos um dia (dia 04/08/2022) com exercícios domiciliares em uma disciplina, atividade essa devidamente registrada e com objetivos de aprendizagem alcançados.

Assim, a partir da presente data, 06/08/2022, as duas disciplinas devem ser executadas conforme ordenamento da Administração Superior Despacho Reitoria /GRE 8510627, para o que solicitamos especial atenção da equipe de docentes das duas disciplinas.

Em caso eventual de novas situações relacionadas à Monkeypox, os/as docentes, estudantes e técnicos da comunidade FAC-UnB devem aplicar integralmente o mesmo ordenamento do Despacho Reitoria/GRE 8510627, permanecendo com atenção a potenciais atualizações normativas por parte da Administração Superior da UnB.

As questões atinentes à vigilância em saúde estão também relatadas no Despacho DAC 8508086, assim como no Plano de Contingência do GDF 8511063 e, sendo assim, a Secretaria Departamental deve dar acesso aos dois estudantes que fizeram a notificação ao Departamento, comunicando-lhes oficialmente a íntegra do Despacho DAC 8508086.

A Direção FAC-UnB mantem e reforça as recomendações de medidas preventivas individuais e coletivas que temos executado cotidianamente no ambiente acadêmico da FAC-UnB, valorizamos a atitude de vigilância ativa incorporada em nossas rotinas de respeito ao convívio acadêmico e à Saúde Pública e também recomendamos, fortemente, plena atenção ao Plano de Contingência da Secretaria de Saúde do DF, vide Doc SEI Plano de Contingência monkeypox GDF 8511063, o qual tivemos a iniciativa de incluir no presente processo, Plano de Contingência esse que deve ser divulgado em conjunto com os demais anexos a seguir citados para toda comunidade acadêmica FAC-UnB.

À equipe NTI-FAC-UnB solicitamos ampla divulgação do presente Despacho FAC DIR para a comunidade acadêmica FAC-UnB tão breve quanto possível, preferencialmente no dia de hoje, sábado, 06 de agosto de 2022, sem lapso de tempo em relação à data em que recebemos o Despacho Reitoria GRE 8510627 com as orientações oficiais solicitadas pela FAC no presente Processo SEI.

Atenciosamente,

Professora Dione Oliveira Moura

Diretora FAC-UnB

  • Esta reportagem foi atualizada na tarde de domingo para acrescentar a nota publicada pela FAC-UnB

Mais lidas
Últimas notícias