metropoles.com

Turquia convida DF para grupo mundial de combate ao coronavírus

Documento partiu do prefeito da Ancara, capital do país que tem mais casos de Covid-19, mas com menor registro de mortes

atualizado

Compartilhar notícia

O prefeito de Ancara, Mansur Yavas, convidou o governador Ibaneis Rocha (MDB) para participar do grupo de capitais mundiais escaladas para debater o combate à pandemia do novo coronavírus. O pedido partiu do principal nome da capital turca, segundo ele, pela importância de que seja realizada uma ação conjunta a fim de minimizar as infeções pela doença, principal problema atual da humanidade.

A sugestão do prefeito é que o Governo do Distrito Federal (GDF) integre a plataforma “Capital’s Initiative for Covid-19” (Iniciativas de capitais para Covid-19, em tradução livre) com o objetivo de compartilhar experiências na luta contra a pandemia.

“Essa plataforma incluirá informações sobre os desafios, soluções e experiências pelas quais cada cidade está passando. Portanto ajudará outras cidades, na mesma situação ou similar, a encontrarem soluções”, diz o prefeito turco.

De acordo com documento enviado por Yavas ao governador brasiliense, a ativação da plataforma vai fornecer informações precisas e corretas sobre o trabalho de países no mundo todo.

“É uma honra ter mais essa oportunidade de unir esforços neste momento de necessidade, em que solidariedade e cooperação entre os países são essenciais para o combate da pandemia e mitigação de seus efeitos. Acredito que juntos somos mais fortes”, respondeu Ibaneis.

Números

A Turquia tem chamado a atenção das autoridades sanitárias mundiais por, embora registre muitos casos do novo coronavírus, estar controlando o número de mortes pela doença.

Atualmente, dos 112 mil casos confirmados de Covid-19, o país teve 2,9 mil óbitos causados pelo vírus – quase a metade dos falecimentos ocorridos no Brasil, que registra mais de 63 mil pacientes com a enfermidade.

Mesmo assim, a situação brasileira é melhor, porque tem menor incidência de mortes para cada milhão de habitantes. No caso nacional, são 11 óbitos para cada milhão. A Turquia não está em uma situação ruim: tem 24 mortes por milhão.

Uma equipe do município metropolitano de Ancara será responsável pelo gerenciamento da plataforma mundial. Também vai compilar e disponibilizar informações fornecidas diariamente pelas cidades integrantes do grupo.

“Acredito que essa solidariedade e cooperação contra a Covid-19 e outros desastres que ameaçam nosso povo e cidades não apenas contribuirão para o desenvolvimento de nossa amizade mas também nos ajudará a criar um mundo melhor”, completou o prefeito.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?