“Túnel de Taguatinga será inaugurado em junho deste ano”, diz Ibaneis

Governador deu a previsão nesta quarta-feira (23/3), durante agenda oficial na região administrativa

atualizado 24/03/2022 14:45

Ibaneis Rocha visita obras do túnel de Taguatinga. Ibaneis dentro do túnel recebe jornalistasRenato Alves/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha(MDB) disse que a conclusão das obras do Túnel de Taguatinga está prevista para junho deste ano. A declaração foi dada durante agenda oficial, na região administrativa, na manhã desta quarta-feira (23/3).

Obra do túnel altera embarques e rota de ônibus em Taguatinga

A via, que interligará Sol Nascente/Pôr do Sol, Ceilândia, Taguatinga, Vicente Pires, Guará, Sudoeste e Asa Sul, recebeu o investimento de R$ 275 milhões.

“O Túnel de Taguatinga está em pleno vapor. Nós vamos inaugurá-lo em junho deste ano ainda, para que a gente libere parte do fluxo do trânsito”, disse o chefe do Executivo local. “As obras são importantes não só para a população de Taguatinga, mas para toda a população do DF. São impressionantes, realmente”, frisou.

Segundo Ibaneis, ainda não há previsão para conclusão das obras na parte superior do túnel. “Vão ficar para depois”, disse.

No momento, o empreendimento está 75% concluído. A expectativa é que a escavação do lado Sul do Túnel termine em maio. A parte superior ainda não pode ser impermeabilizada por causa das chuvas, segundo os responsáveis pela obra.

A construção foi liberada pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) após suspensão que vigorava desde 2016. Houve, à época, representação que questionava a habilitação do Consórcio Novo Túnel na licitação.

Impacto das obras

A passagem subterrânea fará uma ligação para motoristas que trafegam no sentido Ceilândia, pela Avenida Elmo Serejo, além de oferecer via alternativa pela superfície para o centro de Taguatinga. O objetivo é evitar a retenção de veículos nos semáforos do centro da cidade, problema antigo para moradores e motoristas da região. Com a conclusão da obra, os carros que estiverem na Avenida Elmo Serejo, sentido Plano Piloto, vão entrar pelo túnel e sair na Estrada Parque Taguatinga (EPTG).

Do outro lado, aqueles que chegarem a Taguatinga pela EPTG também passarão pelo túnel até o início da Via Estádio, saindo logo após o viaduto da Avenida Samdu. Vias marginais darão acesso às avenidas Comercial Sul e Norte e Samdu Sul e Norte. A passagem subterrânea terá 1.010 metros de extensão e vai contar com duas vias paralelas, cada uma com três pistas de rolagem em cada sentido.

A Avenida Central de Taguatinga se transformará em um boulevard arborizado, com foco nas pessoas e no comércio da região. Além do paisagismo, as calçadas serão reformadas, e os estacionamentos, ampliados.

Agenda

O governador visitou, ainda, o Hospital Veterinário Público do DF, em Taguatinga Norte, onde assinou a ordem de serviço para construção de nova ala. O local vai ter a capacidade de atendimento duplicada. Também foi autorizada a ampliação do estacionamento do centro médico. No momento, são realizadas 150 consultas diárias. Ao todo, trabalham 40 veterinários e 75 funcionários.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Mais lidas
Últimas notícias