metropoles.com

Coronavírus: empresa suspende viagens entre DF e Entorno

A Expresso Planaltina parou os ônibus seguindo determinação do Governo de Goiás. ANTT diz que o transporte deve ser restabelecido

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
rodoviaria-plano-2
1 de 1 rodoviaria-plano-2 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a Expresso Planaltina suspendeu as viagens entre o Distrito Federal e o Entorno, nesta segunda-feira (23/03). Segundo funcionários da empresa de ônibus, a medida é por tempo indeterminado e afeta 82 linhas.

Por determinação do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), as concessionárias estão proibidas de transportar passageiros entre regiões atingidas pela Covid-19 e Goiás.

Diante da decisão, pessoas podem atravessar a fronteira com veículos particulares. No entanto, Caiado pediu para os moradores do Entorno evitarem Brasília. Para o governador de Goiás, a população só deve fazer viagens em caso de atividades fundamentais.

Por outro lado, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) publicou Medida Provisória estabelecendo que a restrição na circulação de pessoas entre municípios, estados e o DF é de competência do governo federal.

ANTT não aprova suspensão

Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Expresso Planaltina não pode parar. O caso será avaliado pela equipe de fiscalização.

“A competência para suspender a operação de transporte rodoviário de passageiros, interestadual e internacional é exclusivamente da ANTT. Por ora, o transporte interestadual de passageiros continua em operação”, afirmou o órgão, em nota enviada ao Metrópoles.

Nota da Semob

Quanto à empresa Piracicabana, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) esclareceu que a empresa está operando nesta segunda-feira (23/03) com redução na oferta de viagens, sobretudo nas linhas circulares.

“A redução é resultado da dificuldade que a empresa enfrenta de manter a escala de funcionários, já que a restrição de entrada e saída de transporte público em Goiás, adotada pelo governo do Estado, provocou a ausência de motoristas e cobradores da empresa que moram em Planaltina de Goiás”, destacou a pasta.

Com isso, ainda segundo a Semob, a Piracicabana ficou impossibilitada de operar com 100% das viagens programadas, tendo remanejado alguns de seus prepostos, de linhas circulares para linhas diretas para o Plano Piloto.

“A secretaria esclarece ainda que a empresa remanejou motoristas e cobradores de linhas circulares para atender linhas diretas com a finalidade de manter o serviço com a quantidade de viagens suficientes para atender à demanda nessas linhas. A redução total representa 15% da operação da Piracicabana na região, sendo em quantidade maior nas linhas circulares para dar prioridade às linhas de longa distância, que tiveram menor redução”, assinalou.

A Semob esclareceu ainda que não procede a informação de que haja funcionário da empresa com a Covid-19. “Trata-se de um boato”.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?