metropoles.com

Com greve, Metrô fecha hoje (11/11) e reabre amanhã para o Enem

Categoria deve cumprir a decisão judicial para circulação no domingo (12), e todas as 24 estações abrem, das 8h30 às 19h

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em meio à greve dos trabalhadores, todas as 24 estações do Metrô ficarão fechadas neste sábado (11/11) e voltarão a funcionar neste domingo (12), das 8h30 às 19h, por conta do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) havia determinado que os grevistas prestassem o serviço e a expectativa é que, apesar da retomada temporária, a greve continue.

Em assembleia nesta sexta-feira (10/11), os grevistas decidiram trabalhar no domingo em respeito aos estudantes que prestarão o Enem, mas pretender continuar o movimento até que o GDF apresente propostas que atendam às demandas dos trabalhadores. O Sindicato dos Metroviários pede o pagamento do reajuste retroativo e a nomeação dos aprovados em concurso.

Em nota, o Metrô-DF informou que não recebeu a escala de funcionários que trabalharão e que, portanto, não seria possível que os trens circulassem normalmente neste sábado.

“Para não prejudicar os estudantes e garantir o acesso ao sistema metroviário e à decisão judicial, esta companhia está impossibilitada de abrir neste sábado (11) por falta de empregados”, informou, por nota.

A direção se comprometeu a voltar ao serviço durante os horários de pico (6h às 10h e de 16h30 às 20h30) na segunda-feira (13).

Leia a íntegra de nota oficial do Metrô-DF:

O Metrô-DF informa que até as 20h30 desta sexta-feira (10) o Sindicato dos Metroviários não apresentou a lista de empregados para trabalhar neste sábado (11). De acordo com Carta da companhia enviada ao sindicato, a lista de empregados deve ser entregue até as 14h do dia anterior ao da escala de trabalho.

Essa exigência deve-se à necessidade de cumprimento da decisão liminar proferida pelo Tribunal Regional do Trabalho, que determinou a circulação de 90% dos trens em horários de pico, 60% nos demais horários e 100% do funcionamento do Metrô no dia 12 (domingo), data das provas do Enem. Para não prejudicar os estudantes e garantir o acesso ao sistema metroviário e à decisão judicial, esta companhia está impossibilitada de abrir neste sábado (11) por falta de empregados.

Portanto, o Metrô-DF não circulará neste sábado e terá todas as suas 24 estações abertas no domingo, de 8h30 às 19h.

Na segunda-feira, a direção se compromete a funcionar no horário de pico (6h às 10h e de 16h30 às 20h30). 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?