*
 

Motoristas de todo Distrito Federal poderão emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) dentro do próprio aplicativo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital. O DF é a primeira unidade a ter o benefício, anunciado nesta segunda-feira (27/8) pelo Ministério das Cidades.

Utilizando qualquer câmera de smartphone, o usuário pode fazer a leitura do código, no formato de QR Code, localizado na parte interna do documento, permitindo instantaneamente a disponibilização dos dados do carro licenciado.

Com a novidade, motoristas que forem parados por agentes do Detran têm a opção de apresentar a CRLV por meio do próprio smartphone. Não haverá, nesse caso, a necessidade de mostrar o documento impresso em papel.

De acordo com o órgão, só neste ano, são 794.217 automóveis licenciados. O Código de Trânsito Brasileiro estabelece que trafegar com qualquer veículo sem o documento obrigatório é uma infração gravíssima. Quem cometer a irregularidade ganha sete pontos na carteira, tem o carro recolhido e terá de pagar multa de R$ 293,47.

Para utilizar o recurso, basta baixar o aplicativo em seu smartphone e registrar o endereço de e-mail e telefone celular cadastrados na base do Denatran. É necessário ainda que o interessado dirija-se a qualquer unidade do Detran e informe os dados. Quem já possui a certificação digital poderá comunicar o interesse diretamente no portal do departamento.