metropoles.com

Detran-DF escalona datas para exigir licenciamento pelo final da placa

Até 2017, documento referente ao ano em exercício era obrigatório a partir de setembro para todos. Apenas 22% dos veículos estão em dia

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Carros em pista asfaltada vistos de cima
1 de 1 Carros em pista asfaltada vistos de cima - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) mudou as regras de fiscalização do licenciamento da frota de veículos. As datas da exigência do documento vão variar de acordo com o final das placas neste ano.

Até 2017, o órgão começava a fiscalização, para todos os veículos, no mês de setembro. Agora, a exigência do documento será feita escalonadamente, entre setembro e dezembro.

Segundo dados do órgão, apenas 22% da frota da capital federal está com o IPVA pago. Isso equivale dizer que, de 1,7 milhão de veículos, 369 mil estão com todas as obrigações em dia (impostos, multas, DPVAT e taxa de licenciamento). O prazo para pagamento se encerrou em maio.

Confira as datas estabelecidas pelo Detran e publicadas no Diário Oficial do DF desta sexta-feira (13/7).

 

Conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro, quem for flagrado sem o licenciamento comete uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo. O proprietário ainda terá de arcar com as despesas de guincho, diária, vistoria e serviço de liberação.

Mesmo que esteja licenciado, a falta do documento obrigatório também é infração, com penalidade de R$ 88,38, três pontos na CNH e o veículo ainda será retido.

O usuário não precisa ir ao Detran para regularizar o seu veículo. Basta entrar no site do órgão (www.detran.df.gov.br) e imprimir os boletos de débitos, tais como, IPVA, DPVAT – seguro obrigatório, taxa de Licenciamento e multas pendentes. Após serem quitados e baixados no sistema, o documento do veículo será enviado, automaticamente, ao logradouro registrado no Detran. Também é importante verificar se o endereço residencial está atualizado.

No ano passado, o Detran também lançou o Protocolo de Autorização Provisória para a Circulação de Veículo. O documento é emitido por meio do site do órgão e tem validade de 30 dias, prazo máximo para que o usuário receba o licenciamento em sua casa. A autorização vale para circular somente no Distrito Federal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?