Faixa exclusiva para ônibus será ampliada na EPNB a partir de segunda

Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) ganhará mais três quilômetros de pistas exclusivas para o transporte coletivo

Raimundo Sampaio/Esp. MetrópolesRaimundo Sampaio/Esp. Metrópoles

atualizado 23/08/2019 20:10

A faixa exclusiva para ônibus na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) será estendida a partir da meia-noite da próxima segunda-feira (26/08/2019). A alteração valerá nos dois sentidos – um total de 3 km a mais no caminho de Samambaia para a BR-060.

Diariamente, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), os coletivos passam 1.063 vezes pelas faixas exclusivas da EPNB. Eles transportam 174.503 pessoas, o que representa 60% dos usuários da via. Com a extensão da faixa, as viagens serão até 16 minutos mais rápidas.

Extensão atual da faixa

A partir do Km 0 da EPNB (sentido Núcleo Bandeirante-Samambaia), hoje a faixa começa no km 2,5 da rodovia, na altura da linha férrea. Na outra extremidade, termina antes do viaduto de acesso ao Pistão Sul (DF-001), em frente ao Café do Sítio.

No sentido contrário (Samambaia-Núcleo Bandeirante), a faixa começa após o viaduto de acesso ao Pistão Sul (DF-001) e termina no Km 2,5 na altura da linha férrea.

Extensão da faixa partir de segunda-feira

A partir do Km 0 da EPNB (sentido Núcleo Bandeirante-Samambaia), a faixa não sofrerá alteração, continua com seu início no km 2,5 na altura da linha férrea. Na outra extremidade, terminará 100m antes da alça do viaduto de Samambaia.

No sentido contrário, começará após o viaduto de Samambaia, aproximadamente 100m antes da passarela de pedestres. Na outra extremidade, não sofrerá alteração.

O DER informou que, nos primeiros 30 dias de extensão das faixas exclusivas, a ação será apenas educativa e não haverá autuação aos motoristas de veículos leves especificamente nestes trechos. Após esse prazo, os condutores que desrespeitarem os limites receberão multa leve, de R$ 88,38, e três pontos na carteira. (Com informações do DER-DF)

Últimas notícias