*
 

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) adotou uma nova tecnologia para fiscalizar os motoristas que trafegam nas vias urbanas. O órgão está utilizando drones para, principalmente, monitorar condutores que usam o celular enquanto dirigem.

De janeiro a novembro de 2016, 50.53​2​ brasilienses foram autuados por uso do celular ao volante. No mesmo período de  2017​, o DF já registrou 64.877 infrações pelo mesmo motivo. Um aumento de 22%.

Segundo o Detran, outras infrações também serão monitoradas, como desrespeito ao pedestre na faixa, estacionamento irregular e circulação por locais proibidos.

O Detran-DF esclarece que os drones não estão aptos a multar. Porém, a operação dos equipamentos é feita por agentes de trânsito que ​atuam em duplas ou trios e ​podem realizar a abordagem e a notificação do condutor infrator.

As ações também serão direcionadas para áreas de estacionamentos. A partir dos dados colhidos, o Departamento vai fazer um levantamento d​e​ pontos críticos de fluidez. O objetivo é subsidiar futuras operações e soluções de engenharia de tráfego.​ Os dois drones utilizados foram doados pela Receita Federal.

As ações ocorrem diariamente, coordenadas pelas equipes da Unidade de Operação Aérea (UOPA), que foram treinadas e certificadas junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar os aparelhos.

Imagens feitas com o drone do Detran: