metropoles.com

DER não iniciará emissão de multas por velocidade média nesta quinta

A notícia viralizou por grupos de WhatsApp e o Departamento de Estradas de Rodagem foi ao Instagram desmentir a informação falsa

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felliciano/ Metrópoles
Pardal EPNB
1 de 1 Pardal EPNB - Foto: Rafaela Felliciano/ Metrópoles

Circula nos grupos de WhatsApp do Distrito Federal que, a partir desta quinta-feira (25/07/2019), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) passará a emitir multas por quem infringir os limites de velocidade das rodovias com base na velocidade média registrada pelos radares. A informação é falsa e foi desmentida pelo órgão em suas redes sociais.

O DER ressaltou que promoveu uma ação educativa com 60 dias de duração, entre os dias 10 de maio e 10 de julho. O departamento chegou a emitir avisos aos condutores que desrespeitaram os limites das vias, mas não gerou multas, pois a penalidade por velocidade média não é regulamentada.

Segundo o DER, a tecnologia OCR – sigla em inglês para optical character recognition – está instalada nos pardais das rodovias do Distrito Federal. Ela permite checar a velocidade média desenvolvida ao longo de um trecho a partir da leitura e identificação da placa em dois pontos sucessivos, com a informação do horário em que os veículos cruzam esses locais.

Veja o comunicado do DER:

 

View this post on Instagram

 

ATENÇÃO!!! Está rolando no whatsapp uma informação falsa de que, a partir de amanhã (25), 70% dos pardais do DF irão multar por velocidade média. É mentira!! Esta informação não é verídica! A ação educativa por meio de velocidade média teve duração de 60 dias apenas, entre os dias 10 de maio e 10 de julho, com o único objetivo de estudos de trânsito com fins educativos. Reforçamos que a ação não gerou multas, visto que no Brasil a penalidade por velocidade média não é regulamentada. Portanto, fique esperto e não acredite em tudo o que ouve ou lê! Não dê ibope a notícias falsas! #fakenewsnao @transitolandiaderdf @metropolesdf @correio.braziliense @sbtbrasilia @sec_obras @agencia.brasilia @a_gente_na_rodovia @bsbmobi @dfmobilidade @

A post shared by DER-DF (@der.df) on

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações