DER não iniciará emissão de multas por velocidade média nesta quinta

A notícia viralizou por grupos de WhatsApp e o Departamento de Estradas de Rodagem foi ao Instagram desmentir a informação falsa

Rafaela Felliciano/ MetrópolesRafaela Felliciano/ Metrópoles

atualizado 25/07/2019 8:18

Circula nos grupos de WhatsApp do Distrito Federal que, a partir desta quinta-feira (25/07/2019), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) passará a emitir multas por quem infringir os limites de velocidade das rodovias com base na velocidade média registrada pelos radares. A informação é falsa e foi desmentida pelo órgão em suas redes sociais.

O DER ressaltou que promoveu uma ação educativa com 60 dias de duração, entre os dias 10 de maio e 10 de julho. O departamento chegou a emitir avisos aos condutores que desrespeitaram os limites das vias, mas não gerou multas, pois a penalidade por velocidade média não é regulamentada.

Segundo o DER, a tecnologia OCR – sigla em inglês para optical character recognition – está instalada nos pardais das rodovias do Distrito Federal. Ela permite checar a velocidade média desenvolvida ao longo de um trecho a partir da leitura e identificação da placa em dois pontos sucessivos, com a informação do horário em que os veículos cruzam esses locais.

Veja o comunicado do DER:

 

View this post on Instagram

 

ATENÇÃO!!! Está rolando no whatsapp uma informação falsa de que, a partir de amanhã (25), 70% dos pardais do DF irão multar por velocidade média. É mentira!! Esta informação não é verídica! A ação educativa por meio de velocidade média teve duração de 60 dias apenas, entre os dias 10 de maio e 10 de julho, com o único objetivo de estudos de trânsito com fins educativos. Reforçamos que a ação não gerou multas, visto que no Brasil a penalidade por velocidade média não é regulamentada. Portanto, fique esperto e não acredite em tudo o que ouve ou lê! Não dê ibope a notícias falsas! #fakenewsnao @transitolandiaderdf @metropolesdf @correio.braziliense @sbtbrasilia @sec_obras @agencia.brasilia @a_gente_na_rodovia @bsbmobi @dfmobilidade @

A post shared by DER-DF (@der.df) on

Últimas notícias