A forte chuva deste domingo (21/04/19) causou estragos na Universidade de Brasília (UnB). O vendaval deixou a Faculdade de Tecnologia (FT) e o subsolo do Instituto de Ciências Humanas Sul alagados no fim da tarde. Parte das aulas foi suspensa nesta segunda-feira (22/04/19).

De acordo com a UnB, o Bloco B do subsolo do ICC Norte ficará interditado para limpeza. As atividades que ocorrem no local estarão suspensas até o término do serviço. Nos demais locais da universidade, tudo funcionará normalmente. A administração e os diretores das unidades acadêmicas e administrativas farão um levantamento mais completo dos danos materiais decorrentes da chuva.

O coordenador-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UnB, Renato Lucas de Carvalho, flagrou acúmulo de água no ICC Norte. Ao Metrópoles, contou que na parte inferior do edifício, onde há salas de aula e centros acadêmicos, uma parede caiu e livros flutuaram.

Situação semelhante, segundo ele, ocorreu em 2011. “Teve uma chuva grande que alagou o ICC também, foi uma tragédia. Desta vez, foi algo parecido”, lembrou. Carvalho afirmou que o DCE tentará arrecadar dinheiro para ajudar a instituição a resolver o problema.

Confira como ficou a FT:

Subsolo do ICC Sul:

E parte inferior do ICC Norte:

Nota da UnB
Em nota, a administração da Universidade de Brasília informou que está acompanhando os estragos provocados e ressaltou que providências serão tomadas. A própria reitora, Márcia Abrahão, visitou os locais mais afetados para estudar que tipo de medida adotar no sentido de minimizar os danos.

Veja a nota da UnB:

A administração da Universidade de Brasília informa que está acompanhando, com atenção, as consequências da forte chuva que caiu na tarde deste domingo, 21 de abril. A reitora Márcia Abrahão, o chefe de Gabinete, Paulo César Marques, o prefeito da UnB, Valdeci Reis, e a secretária de Infraestrutura, Helena Zanella, estiveram no campus da Asa Norte no fim do dia, acompanhados de especialistas da área de engenharia e técnicos da Prefeitura. Eles percorreram o prédio do ICC e a Faculdade de Tecnologia, dois dos locais mais atingidos.

Uma avaliação inicial não identificou danos à estrutura. Embora os bueiros do campus estivessem limpos e em bom funcionamento, a força da enxurrada, vinda da Asa Norte, ocasionou a sobrecarga do sistema de drenagem.

O bloco B do subsolo do ICC Norte ficará interditado para limpeza. As atividades que ocorrem no local estarão suspensas até o término do serviço. Nos demais locais da Universidade, as atividades ocorrerão normalmente. A Administração e os diretores das unidades acadêmicas e administrativas farão um levantamento mais completo dos danos materiais decorrentes da chuva.