metropoles.com

Tempo seco, frio e com baixa umidade: DF entra em alerta de perigo

O Instituto Nacional de Metereologia prevê baixa umidade relativa do ar para o final de semana com mínima de 20% em pontos do DF

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Kmatta/Getty Images
Foto colorida de mulher com roupa de malhar bebendo água - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de mulher com roupa de malhar bebendo água - Metrópoles - Foto: Kmatta/Getty Images

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica umidade relativa do ar baixa, com mínima de 20%, nesta sexta-feira (11/7), no Distrito Federal (DF). A previsão é a mesma durante o fim de semana na região.

O instituto emitiu o alerta em aviso de perigo potencial de baixa umidade, que pode resultar em incêndios florestais e riscos à saúde, além de fazer recomendações para hidratação. O órgão também recomendou evitar exposição ao sol.

A umidade relativa do ar segue baixa, cerca de 30% no Plano Piloto, podendo chegar a menos, 20% em alguns pontos do DF. O mesmo é esperado para o fim de semana. À noite, os níveis podem subir, chegando a 80% ou 90%.

“Colocamos o aviso de umidade baixa para a região (Centro Oeste). Pega toda a parte central do Brasil, mas no DF fica em 30%, na parte já do Plano Piloto, e em alguns pontos do DF pode ter aí entre 20 e 25%¨, disse a meteorologista Lady Custódio.

Foto colorida alerta do Inmet para umidade baixa

Logo pela manhã desta sexta-feira (11/7), a temperatura mínima para o dia foi cedo, por volta das 8h, a temperatura bateu 14.9°C. A máxima é de 25°C.

O Inmet espera que para o final de semana a mínima seja entre 13°C e 14°C nas primeiras horas do dia e máximas entre 24°C e 25°C .

Não há previsão de chuva para os próximos dias. O céu deve ter poucas nuvens, com possibilidade de maior nebulosidade no início das manhãs devido a movimentação dos ventos.

A umidade ideal para o bem estar-humano varia entre 40% e 60%. Abaixo disso, a exposição ao tempo seco pode causar desconfortos e problemas de saúde.

Alguns cuidados são recomendados:

  • Hidratação: beber muita água ao longo do dia;
  • Evitar exposição prolongada ao sol: atividades ao ar livre entre as 10h e 16h, quando o sol está mais forte;
  • Usar hidratantes e protetor solar para evitar ressecamento e queimaduras;
  • Umidificar o ambiente: utilizar umidificadores de ar, toalhas molhadas ou recipientes com água.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?