metropoles.com

TCDF recebe lançamento de Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

No DF, a Rede de Controle da Gestão Pública é coordenada pela Corte de Contas para buscar esforços e prevenir atos de corrupção

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
TCDF
1 de 1 TCDF - Foto: Reprodução

O Tribunal de Contas do DF (TCDF) recebeu, nesta terça-feira (22/6), o lançamento do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), transmitido ao vivo pelo canal do Tribunal no YouTube. A iniciativa visa o fortalecimento das instituições fiscalizadoras, do controle social e da transparência no combate à corrupção. No DF, a Corte de Contas coordena a Rede de Controle da Gestão Pública.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o custo estimado da corrupção no Brasil é de mais de R$ 200 bilhões por ano. Nesse cenário, o grupo tem trabalhado para reforçar a atuação preventiva a fim de reduzir os níveis de fraude e corrupção a patamares similares aos de países desenvolvidos.

Na abertura do evento, o presidente do TCDF, Conselheiro Paulo Tadeu, destacou que um relatório da Transparência Internacional apontou inúmeros retrocessos desde 2020 no Brasil, em termos de prevenção à corrupção, agravados pelo cenário de pandemia: “Desde então, temos visto inúmeros casos de corrupção, aproveitando-se da emergência sanitária, com consequências perversas em meio à crise mundial”, disse.

Para Paulo Tadeu, o fortalecimento das instituições de controle, do controle social e da transparência são fundamentais para o combate à corrupção. “Entendemos que esse tipo de iniciativa, do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção, faz com que a instituições se aperfeiçoem cada vez mais para garantir à sociedade o equilíbrio necessário das políticas públicas que garantam a qualidade de vida para todos, sem nenhum tipo de desvio ou de mácula.”

Brechas

A falta de experiência e de capacitação para o exercício da gestão de recursos públicos, somadas às falhas nos sistemas de controle e prevenção, são as brechas abertas sobre as quais o PNPC se debruça. Para isso, o programa oferece aos gestores e servidores públicos que atuam na gestão de verbas públicas em todo o país a plataforma e-prevenção, com diagnóstico, orientações e caminhos para reduzir as vulnerabilidades internas de cada órgão ou instituição.

Durante o lançamento do PNPC, os integrantes da Rede de Controle da Gestão Pública no DF também destacaram os resultados obtidos e enfatizaram a importância de dar à prevenção a mesma importância que se dá às ações de repressão e recuperação de recursos desviados por meio de fraudes e corrupção.

Segundo o TCDF, sua atuação atuação tem se concentrado em três frentes: articulação com outros órgãos fiscalizadores – com ativa participação na rede de controle local e atuação com a Controladoria-Geral do DF -, capacitação e estímulo ao controle social.

Entre as ações mais recentes estão o curso sobre execução e prestação de contas do PDAF para mais de 1,5 mil servidores da educação, realizado em maio deste ano, e uma capacitação sobre controle social, transparência e acesso à informação.

Transparência

No quesito transparência, o TCDF lançou em fevereiro o hotsite Fiscaliza Covid, que reúne painéis de informações sobre todos os gastos públicos no enfrentamento à pandemia; sobre as fiscalizações do Tribunal relacionadas a essas aquisições e contratações; e sobre o andamento da vacinação no DF. Em breve, será lançado ainda um novo painel com dados sobre a gestão fiscal do DF abertos a toda a população.

O vice-governador do DF, Paco Britto, reforçou que o governo local já aderiu à plataforma e-prevenção e que, “pautado pela transparência e pela gestão responsável de recursos públicos, o GDF poderá estabelecer melhores mecanismos de prevenção e correção de falhas”. O secretário-executivo de Planejamento da Secretaria de Economia do DF acrescentou ainda a parceria da Escola de Governo (EGOV), no âmbito da Rede de Controle local, para capacitar servidores.

O Controlador-Geral do DF, Paulo Wanderson Martins, informou que em 2020, ao assumir a CGDF, transformou a área específica de combate à corrupção em uma assessoria de inteligência e informação estratégica, para atuar em conjunto com demais órgãos da Rede de Controle. Para este ano, uma das metas da Controladoria é estruturar o Plano de Combate à Corrupção do GDF.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações