metropoles.com

TCDF investiga caso de idosa forçada a trabalho presencial na pandemia

Caso é tratado como possível assédio moral. Corte aguarda explicações por parte do GDF, que tem 15 dias para se manifestar

atualizado

Compartilhar notícia

Ocskaymark, Istock
Mão de pessoa branca idosa
1 de 1 Mão de pessoa branca idosa - Foto: Ocskaymark, Istock

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) investiga um caso de suposto assédio moral contra uma idosa de 60 anos. A mulher, uma servidora da Administração do Paranoá, teria sido forçada a trabalhar presencialmente durante a pandemia de Covid-19.

A denúncia chegou ao tribunal por meio de denúncia anônima. A idosa teria sido convocada para o trabalho presencial durante a vigência dos decretos sobre medidas de distanciamento social e teletrabalho no DF. No processo consta que a Controladoria-Geral do DF (CGDF) chegou a instaurar procedimento sobre o caso, porém o arquivou sob a justificativa de que o chefe da idosa, sendo agente político, não estaria submetido ao regime da Lei Complementar que gere o trabalho de servidores públicos.

Em sessão plenária, em 23 de fevereiro, o Plenário do TCDF determinou que a administração, no prazo de 15 dias, encaminhe esclarecimentos sobre o caso. Os conselheiros concederam também 15 dias para que a CGDF manifeste-se a respeito.
Procurado, o Governo do Distrito Federal informou que a Administração Regional do Paranoá informa que segue, rigorosamente, todos os decretos publicados sobre o enfrentamento à pandemia. “Segundo consta na representação do Ministério Público de Contas, a Controladoria Geral do Distrito Federal determinou o arquivamento do feito por total ausência de provas”, declarou por meio de nota.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?