Taxa de desemprego total cai para 14% em outubro, no DF

Contratações pelos setores de comércio e serviços, além do aumento do trabalho autônomo fizeram desemprego diminuir ante outubro de 2021

atualizado 30/11/2022 14:02

Mão segurando carteira de trabalho e pessoas passando ao fundo, desfocadas Rafaela Felicciano/Metrópoles

Divulgada nesta terça-feira (29/11), a Pesquisa de Emprego e Desemprego no Distrito Federal (PED-DF) revela que a taxa total de pessoas sem trabalho caiu de 16,8% para 14,6% (243 mil habitantes) entre outubro de 2021 e o mesmo mês de 2022.

Os dados são do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

No intervalo de um ano, a taxa de pessoas acima de 14 anos no mercado de trabalho, com ou sem emprego, caiu de 65,1% para 64,6% no DF.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
0

Além disso, mais de 13 mil pessoas ingressaram no mercado de trabalho no período, enquanto houve abertura de 47 mil vagas, segundo a PED-DF. O crescimento se deu, principalmente, por contratações nos setores de serviços, comércio, reparação e no funcionalismo público.

Entre setembro de 2022 e o mês seguinte, aumentou a quantidade de pessoas contratadas nos setores de serviços, comércio e reparação. Também houve alta no número de pessoas nas profissões de autônomo e empregado doméstico.

PMB

Na região classificada como Periferia Metropolitana de Brasília (PMB), a variação no período foi de 20,3% para 19%.

O estudo destaca que o aumento no nível ocupacional no último ano derivou do crescimento dos setores de construção e serviços, bem como do aumento do trabalho autônomo, seguido pelo aumento das contratações com e sem carteira assinada. A pesquisa na íntegra está disponível neste link.

No período considerado, a proporção de pessoas com 14 anos ou mais no mercado de trabalho — população em idade ativa (PIA) —, ocupadas ou desempregadas, caiu de 70% para 69,2%, na PMB. Em relação a setembro último, a variação foi de 1 ponto percentual para menos.

Considerado outubro de 2022, a taxa de desemprego total ficou estável, com 19% da população economicamente ativa (PEA) sem trabalho.

Confira os números:

 

Mais lidas
Últimas notícias