metropoles.com

Suspensão de linha de ônibus em Ceilândia provoca queixas

Moradora diz que se sente prejudicada após extinção da linha 0.912, que fazia trajeto Setor O-SIA/Cruzeiro/Sudoeste

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
DF na Real – onibus
1 de 1 DF na Real – onibus - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Alene Márcia, 39 anos, é moradora do Setor O, em Ceilândia, e reclama que o trajeto de casa até o trabalho está sendo prejudicado. Ela e a irmã, que estuda na cidade e faz estágio no Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA), costumavam pegar a linha de ônibus 0.912 para chegar ao destino, mas o itinerário foi cancelado.

A condução ia do Setor O até o SIA, Cruzeiro e Sudoeste. “A linha foi retirada, mas não substituíram. Agora, temos de pegar dois transportes para chegar no Setor de Indústrias”, explica a técnica em suporte de tecnologia da informação.

Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), a linha da empresa Marechal deixou de operar em 1º de junho. Alene conta que vários moradores da região se sentem prejudicados com a mudança.

“A gente fica muito tempo na parada e todo mundo acaba comentando que está saindo mais caro no bolso, porque agora temos que pegar um outro ônibus para o centro de Ceilândia”. Alene também afirma que se queixou em ouvidorias do antigo Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) e entrou em contato com a Marechal, mas nunca obteve retorno.

Mudanças

Desde março deste ano, as linhas dos ônibus que passam por Ceilândia têm sofrido alterações. Naquele mês, dois itinerários novos foram criados; seis acabaram alterados, e outros seis foram extintos. Em abril, o DFTrans criou cinco linhas, alterou quatro e suspendeu cinco.

Segundo a pasta, as mudanças foram feitas para “otimizar a operação do sistema, que registrava algumas linhas sobrepostas e com um tempo de percurso maior para os usuários”.

O outro lado

Ainda de acordo com a Semob, “a linha 0.912 tinha somente um horário de partida”. A pasta afirma que o itinerário foi extinto para “otimizar o sistema”. Além disso, a secretaria informa que há outras opções de ônibus para os moradores do Setor O.

“Passageiros podem pegar outras linhas com diversas opções de horários e se deslocar até o centro de Taguatinga”. É possível, de acordo com a pasta, fazer a integração com as linhas 0.844, 0.845, 0.841 e 099.1 para chegar ao SIA e ao Cruzeiro.

Sobre o pagamento de passagens extras, a Semob destaca que “por meio da integração, o usuário pode fazer até três viagens, no período de até três horas, pagando o valor total de R$ 5”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?