metropoles.com

Suspeita de bomba no metrô de Brasília para trens e mobiliza PMDF

Batalhões de Cães e de Operações Especiais da PMDF acompanham situação, após suspeita de bomba no metrô. Trens param na estação Asa Sul

atualizado

Compartilhar notícia

Wey Alves/Especial Metrópoles
Suspeita de bomba em estação do metrô
1 de 1 Suspeita de bomba em estação do metrô - Foto: Wey Alves/Especial Metrópoles

Uma ameaça de bomba mobiliza esquadrões da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) no metrô da capital do país, neste domingo (1º/1). Equipes dos batalhões de Cães (BPCães) e de Operações Especiais (Bope) atuam na estação 108 Sul, após denúncia sobre supostos explosivos deixados em uma sacola.

0

Passageiros relatam que a Estação Central, na Rodoviária do Plano Piloto, foi fechada e esvaziada, enquanto os trens param na Estação Asa Sul. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) também acompanha a ocorrência.

A reportagem esteve no terminal Central e confirmou que a estação se encontra com portões fechados. A assessoria da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) ainda não deu detalhes sobre a situação nos outros pontos de embarque e desembarque.

Suspeita de bomba no metrô

Policiais detalharam que a operação de trens ocorre só até a Estação Asa Sul, onde há orientação para desembarque de todos os passageiros. Ainda segundo os militares, houve tumulto e confusão no terminal metroviário.

Sacola suspeita

O major Eliseu Queiroz, do CBMDF, afirmou que o condutor do metrô identificou um objeto suspeito sobre os trilhos e acionou a equipe de segurança. “Ele [o item] está a cerca de 50 metros de profundidade do túnel; por isso, o piloto desconfiou”.

A PMDF deflagrou a Operação Petardo, e a Estação 108 Sul está isolada desde as 11h10. O porta-voz da corporação, major Michello Bueno, afirmou que o explosivo estaria em uma sacola, perto dos trilhos e dentro do túnel.

“A Polícia Militar tentou identificar o que era com um cão farejador, mas, até o momento, não conseguiu. Estamos puxando o objeto com cautela, para verificar com o [equipamento de] raio-x. Ele está em um local em que o robô não consegue se aproximar”, detalhou, por volta das 13h30.

 

Relatos

No Twitter, passageiros do metrô que estavam a caminho da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentaram sobre a situação. Pouco antes do ocorrido, os vagões estavam lotados de apoiadores do petista eleito.

Veja:

Compartilhar notícia