metropoles.com

MP investiga grupo de viajantes que traria bombas para a posse em Brasília

Caso foi denunciado ao Ministério Público do MT, que deve encaminhar processo para o MPDFT. Denúncia diz que o grupo vai à posse de Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Esplanada dos Ministérios - Metrópoles
1 de 1 Esplanada dos Ministérios - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Ministério Público do Mato Grosso (MP-MT) recebeu uma denúncia sobre um grupo de quatro pessoas que estariam a caminho de Brasília levando, dentro do carro, bombas, spray de pimenta e outros itens considerados perigosos. Segundo a denúncia, o grupo viajava para aterrorizar o evento de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), marcada para este domingo (1º/1).

O MPMT  deve encaminhar processo para o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), pois argumentou que, apesar de os denunciados serem residentes do município de Colniza/MT, o “suposto crime contra a paz pública poderá ocorrer na capital federal, Brasília”.

O MP do Mato Grosso ainda solicitou que a denúncia também fosse encaminhada para o comando da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal para que “tomem conhecimento e providências necessárias”.

Procurada, a PRF informou que todas as denúncias recebidas “estão sendo tratadas e compartilhadas com os demais órgãos de segurança pública”. Além disso, disse estar de prontidão para agir caso seja necessário.

Posse

A cerimônia da posse está marcada para começar por volta de 14h, com o tradicional desfile de carro pela Esplanada. Depois, Lula e o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), participam de solenidade no Congresso Nacional e partem para o Palácio do Planalto, onde o petista receberá a faixa presidencial.

Além do rito oficial, haverá um festival de música com shows de mais de 20 artistas, feira gastronômica e espaço para crianças.

A expectativa dos organizadores é que o evento receba cerca de 300 mil pessoas. O setor hoteleiro e o Aeroporto Internacional de Brasília projetam um aumento na movimentação de visitantes durante o período. A cerimônia também deve ter a presença de 17 chefes de Estado, além de representantes de 120 países. Para dar conta da demanda, o Governo do Distrito Federal disponibilizará 100% das forças de segurança para atuar no dia do evento.

Às 15h, no Congresso, ocorre a sessão solene de posse. O evento prevê a assinatura do termo de posse presidencial, o juramento à Constituição e discursos de Lula e do presidente do Congresso Nacional.

Depois, os dois seguem para o Palácio do Planalto, quando vão subir a rampa e passar pela tradicional cerimônia de passada de faixa. Em seguida, Lula fará um novo discurso no Parlatório.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?