É Natal! Voluntários presenteiam pacientes do Hospital de Base

Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília organizou uma ceia e ofereceu suporte emocional a pacientes e acompanhantes na unidade

Igo Estrela/MetrópolesIgo Estrela/Metrópoles

atualizado 05/12/2019 22:49

Voluntários da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília se reuniram na noite desta quinta-feira (05/12/2019) para levar um pouco de alegria para pacientes e acompanhantes internados no Hospital de Base. Os encontros acontecem todas as quintas-feiras, mas desta vez foi especial: houve uma ceia, com comidas típicas natalina, e distribuição de presentes.

Para o motoboy e entregador de jornais Evanilson de Araújo, 36 anos, as confraternizações têm sido um modo de esquecer que está num ambiente hospitalar. Ele está internado na unidade de saúde desde o dia 24 de novembro, quando sofreu um acidente de moto. “Desde que eu vim para o hospital, eu tenho vindo sempre aqui no pátio. É uma forma de me distrair, conhecer outras pessoas e conversar. Lá em cima, são quatro paredes e uma televisão. Não consigo ficar o tempo todo no quarto”, conta.

Evanilson sofreu uma fratura exposta no braço direito após cair da motocicleta. No dia do acidente, quando percebeu que iria colidir com a traseira de um carro, jogou a moto para o canteiro. Na hora, não percebeu a gravidade das lesões e nem se lembra de ter sentido dor. Só percebeu que o osso estava fraturado quando já recebia o atendimento de militares do Corpo de Bombeiros. Agora, espera uma nova cirurgia e anseia pelo momento de voltar para casa. “Tenho dois filhos pequenos e estou doido para voltar logo”.

A voluntária Ana Paula Fernandes explica que a Rede Feminina está presente no Base há 23 anos, oferecendo lanches, música e palavras de conforto aos pacientes e acompanhantes. “Nós passamos no quarto chamando para virem participar. Apesar de ter nascido como uma rede feminina, recebemos todo mundo: homens, mulheres, crianças, idosos”, conta.

Últimas notícias