Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

Servidores da assistência social do GDF anunciam greve da categoria

O sindicato aprovou ato em assembleia. Servidores seguirão atuando com efetivo mínimo de 30% nas unidades de funcionamento 24h

10/03/2026 16:49
Divulgação/Sindasc
Servidores da assistência social do GDF anunciam greve da categoria

O Sindicato dos Servidores da Assistência Social e Cultural (Sindsasc) aprovou, em assembleia na manhã desta terça-feira (10/3), greve da categoria. Após a votação que confirmou o início da paralisação, alguns servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), da Secretaria de Justiça do DF (Sejus) e da Secretaria da Mulher ocuparam a sede da Sedes para protestar por mudanças nas gratificações.

Uma das principais reivindicações é a conversão da Gratificação de Titulação (GTIT) em Gratificação de Desempenho da Assistência Social (GHDAS), além da imediata contratação da banca para o concurso da Sedes que foi autorizado para 2026, com previsão de 1.197 vagas.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Na mudança para Gratificação de Desempenho, o adicional pago seria baseado no desenvolvimento do trabalho executado e não na titulação por formação acadêmica, como é pago atualmente. O sindicato alega que há uma discriminação contra os servidores.

“No caso de um servidor que tem pós-graduação e que trabalha em situação de total periculosidade, como nos dois Centros-Pop, por que esse servidor não tem direito de receber a gratificação que é concedida a quem trabalha na Procuradoria? Ambos estudaram para ter uma pós. A diferença é que um trabalha com pessoas em situação de rua e outro trabalha com procuradores”, indagou o entidade.

Em nota, o Sindsasc disse, ainda, que a greve não seria iniciada caso o Governo do Distrito Federal (GDF) apresentasse proposta que atendesse aos interesses da categoria. “A greve não seria iniciada se houvesse uma proposta respeitosa. No entanto, sequer resposta foi dada”, protestaram.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DF

O sindicato da categoria informou que os servidores seguirão atuando com efetivo mínimo de 30% nas unidades de funcionamento 24h e nos serviços considerados essenciais.

O comando da Greve se reunirá nesta quarta-feira (11/3) para dar novas orientações para os seus filiados. O Governo do Distrito Federal e as três secretarias que devem ser afetadas foram acionadas para falar sobre a decisão de greve da categoria, mas até o momento não se posicionaram. O espaço segue aberto para possíveis manifestações.