metropoles.com

Servidor com câncer de pele tem direito à isenção no IR, decide TRF-1

Para julgador, a doença faz parte do rol de enfermidades que concedem direito à isenção do Imposto de Renda ao paciente

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
TRF-1 juiz
1 de 1 TRF-1 juiz - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Um servidor público aposentado, que tem carcinoma basocelular (câncer de pele) desde 2002, garantiu, na Justiça Federal, a isenção no Imposto de Renda. A decisão considerou que a doença faz parte do rol que concede direito à isenção.

Antes de entrar na Justiça, o aposentado formulou requerimento administrativo perante o órgão competente para obter o benefício, mas, após quatro meses, não havia obtido resposta. Ao perceber que o prazo foi superior ao determinado por lei e por não haver nenhuma movimentação no processo, ele procurou o Judiciário.

O juiz federal do caso, Márcio Barbosa Maia, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), acolheu o pedido do aposentado e condenou a União a isentar o servidor do pagamento de Imposto de Renda com base na legislação e a restituir os valores descontados de seus proventos desde a data da aposentadoria.

O advogado que representou o aposentado na ação, Paulo Liporaci, especialista em direito administrativo, explica que a propositura do processo nesses casos é necessária para afastar alguns óbices comumente impostos pela Administração Pública para o gozo do direito à isenção.

“Mesmo sendo um direito resguardado por lei, a Administração busca sempre impor barreiras burocráticas à sua fruição”, disse o defensor.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?