metropoles.com

Sem doses suficientes, imunossuprimidos graves devem agendar dose de reforço

A partir desta quarta-feira (22/9), marcação da dose de reforço contra a Covid-19 deve ser feita pelo site da Secretaria de Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Vacina contra a Covid-19
1 de 1 Vacina contra a Covid-19 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Imunossuprimidos graves do Distrito Federal devem agendar, a partir desta quarta-feira (22/9), o recebimento da dose de reforço contra a Covid-19. A marcação ocorre pelo site da Secretaria de Saúde e serão 12.870 vacinas reservadas para este público, cerca de metade do número estimado.

Só devem receber a 3ª dose quem tiver acima de 18 anos e tiver tomado a D2 há pelo menos 28 dias. “A quantidade de doses não são suficientes para todo o público. Nós precisamos já através deste agendamento, analisar caso a caso para ver se eles se encaixam naqueles critérios já estabelecidos em portaria”, diz o diretor de vigilância epidemiológica, Fabiano dos Anjos.

Por este motivo, a pasta pretende iniciar a vacinação desta pessoas só na segunda-feira (27/9). “A necessidade desse tempo se justifica para que as pessoas tenham o receituário, relatório médico, além dessa nossa análise”, explica o diretor.

Idosos a partir de 85 anos não precisam marcar

Idosos a partir de 85 anos começam a ser vacinados com a dose de reforço contra a Covid-19 no Distrito Federal nesta quarta-feira (22/9). A novidade será possível após a capital receber, nesse domingo (19/9), 205.920 doses da Pfizer.

A informação foi adiantada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) à coluna Grande Angular e confirmada pela Secretaria de Saúde, que lembra a necessidade destes idosos terem tomado a D2 há pelo menos 6 meses. Será necessário apresentar o comprovante de vacinação anterior.

Os pontos de vacinação estarão disponíveis a partir desta terça (21) no site da pasta. O público estimado é de 16 mil pessoas.

Nesta terça começa vacinação de jovens de 13 anos e idosos em ILPs

Idosos residentes em Instituições de Longa Permanência do Distrito Federal e jovens de 13 anos começarão a receber a dose de reforço na terça-feira (21/9). A informação foi divulgada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) no sábado (18/9).

Pelas redes sociais, ao anunciar a vacinação dos adolescentes de 13 anos sem comorbidades, o emedebista também informou o plano de imunização dos idosos. “Também a partir de terça terá início a vacinação com dose de reforço para os idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência”, destacou o governador.

Com a decisão de imunizar os adolescentes, a capital da República poderá levar a vacina para os braços de 42.539 jovens. O levantamento foi feito pela Secretaria de Saúde do DF.

A despeito da recomendação contrária do Ministério da Saúde, o governador Ibaneis Rocha (MDB) decidiu vacinar os adolescentes, a partir de terça. Na mesma data, o DF também vai aplicar a dose de reforço da vacina em idosos residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPIs). São 1.090. Trata-se do primeiro grupo imunizado no DF.

A decisão do governador e da Secretaria de Saúde pelo avanço da vacinação teve como referências análises de uma série de instituições sanitárias brasileiras. A própria Anvisa, por exemplo, autorizou o uso da vacina contra a Covid-19 do laboratório Pfizer/BioNTech para aplicação em adolescentes de 12 a 17 anos.

O governo pretende divulgar os pontos de imunização dos jovens com 13 anos ainda nesta segunda.

Compartilhar notícia