metropoles.com

Vídeos: PCDF prende quadrilha que furtou 35 veículos em um ano

Ao menos oito integrantes do grupo, com idades entre 21 e 56 anos, foram identificados pela polícia

atualizado

Compartilhar notícia

PCDF/Divulgação
Screenshot_20377
1 de 1 Screenshot_20377 - Foto: PCDF/Divulgação

A Polícia Civil deflagrou a Operação Solarius, na manhã desta segunda-feira (10/02/2020), para desarticular uma organização criminosa especializada no furto de veículos, adulteração de sinais identificadores, desmonte e venda. A ação é da Coordenação de Repressão aos
Crimes Patrimoniais (Corpatri).

Foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão no Gama, em Santa Maria e em municípios de Goiás, como Novo Gama, Valparaíso e Luziânia, que ficam no Entorno do DF. De acordo com as investigações, a organização criminosa é responsável pela subtração de ao menos 35 veículos em um período de aproximadamente um ano.

“Os veículos eram furtados em diversas regiões do DF e levados para os municípios do Entorno, onde tinham seus sinais identificadores adulterados e, posteriormente, eram comercializados pelos receptadores do grupo. Alguns veículos eram desmontados e suas peças comercializadas pelos envolvidos”, destaca o coordenador da Corpatri, delegado André Luís Leite.

As diligências possibilitaram a identificação de pelo menos oito integrantes do grupo, com idades entre 21 e 56 anos. Cada um desempenhava uma ou várias tarefas na organização. “Todos os apontados já possuem antecedentes criminais por crimes contra o patrimônio, entre eles: furto, receptação, roubo e adulteração de veículos, além de associação criminosa”, acrescentou o delegado.

Os envolvidos serão indiciados pelos crimes de organização criminosa (3 a 8 anos). Alguns responderão também pela prática de furto qualificado (3 a 8 anos); adulteração de sinal identificador de veículo automotor (3 a 6 anos); e receptação (1 a 4  anos).

Em um vídeo divulgado pela polícia é possível ver a ação dos criminosos. Eles chegam em um carro escuro e estacionam atrás de um veículo. O suspeito desce entra no carro branco que estava parado em um estacionamento de terra e foge.

Outra gravação mostra o o momento em que um Fusca é furtado no estacionamento externo de um prédio. A quadrilha também usa um carro de apoio.

Compartilhar notícia