Vídeo. Presos beneficiados pelo Saidão desembarcam na Rodoviária

Registro que circulou no WhatsApp foi feito neste sábado (22/12). Ao todo, 1.109 internos do regime semiaberto devem ser favorecidos

WhatsappWhatsapp

atualizado 22/12/2018 18:09

Circula nas redes sociais um vídeo mostrando pelo menos 66 detentos beneficiados pelo Saidão de Natal descendo, neste sábado (22/12), na Rodoviária do Plano Piloto para as comemorações natalinas. Durante o 1’06” da gravação das imagens ,é possível ouvir a apreensão das pessoas que estão no ônibus ao lado.

Desde às 7h da manhã de sexta-feira (21) 1.109 internos do regime semiaberto estão sendo liberados e deverão se apresentar na Papuda na próxima quarta-feira (26), até as 10h.

Quem não cumprir a determinação será considerado foragido e, quando capturado, pode perder o direito ao regime semiaberto e responder a inquérito disciplinar.

Veja a gravação:

 

Pode usufruir do benefício o sentenciado que atenda aos requisitos previstos na Portaria nº 001, de 2018, da Vara de Execuções Penais (VEP), do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

A medida contempla, com 35 dias ao ano, os presos que cumprem pena no regime semiaberto e aqueles, entre outros, com autorização de trabalho externo ou para saídas temporárias.

O juiz responsável pela portaria pode, discricionariamente, definir e distribuir as datas ao longo de 12 meses. Neste ano, por exemplo, elas foram divididas em nove períodos, cada um com três e cinco dias.

As saídas ocorreram nos meses de fevereiro (três dias), março (quatro), maio (três), julho (quatro), agosto (três), setembro (quatro), outubro (quatro) e novembro (cinco).

Qualquer pessoa pode fornecer informações anonimamente sobre os detentos pelos telefones 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil), via WhatsApp (61) 98626-1197 da Polícia Civil ou pelo número (61) 3339-1345 (Diretoria Penitenciária de Operações Especiais).

Últimas notícias