Simpósio Internacional de Segurança de 2020 dá destaque para startups do DF

Evento ocorrerá entre os dias 19 e 21 de outubro, de forma on-line, e vai debater o uso da tecnologia no combate à criminalidade

atualizado 25/09/2020 18:20

Celular e computadorHugo Barreto/Metrópoles

Nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2020, será realizada a 3ª edição do Simpósio Internacional de Segurança – Edição Online, com iniciativa e coordenação da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF). O evento tem apoio institucional da PF, da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) e de outras entidades do setor de segurança.

O 3º Simpósio tem como objetivo debater a utilização da tecnologia e da inovação no aperfeiçoamento do combate à criminalidade e contará com uma exposição virtual, por meio da participação de empresas nacionais e internacionais com atuação nesse setor.

Sob o tema “As Inovações Tecnológicas no Combate à Criminalidade”, o evento reunirá especialistas em segurança pública, empresários do setor e representantes de instituições policiais e de entidades congêneres.

“Essa edição deve reunir três mil participantes, porque é gente do Brasil inteiro. Por ser on-line, certamente vai ter mais participantes que nos anos anteriores”, considera o vice-presidente da ADPF, Luciano Leiro.

Delegado da Polícia Federal, Leiro explica que neste ano foi necessário fazer o simpósio em formato digital em função da pandemia do novo coronavírus. Porém, todo o ambiente virtual estará adaptado para a realização do evento. “Nos painéis temáticos, você terá as gravações, que vão ser feitas em Brasília presencialmente, e transmitidas on-line”, detalhou.

Sobre o ambiente de exposições, o vice-presidente da ADPF destaca o espaço dedicado a expo virtual, onde as empresas participantes apresentarão as ferramentas e tecnologias mais modernas no Brasil e no mundo na área de segurança.

“O evento tem uma plataforma digital onde terão as exposições, com os estandes das empresas. Ao clicar, a pessoa vai ter uma página com as tecnologias daquela empresa, vídeos, descrição do produto. E, se ela tiver dúvidas sobre algo, pode agendar reunião virtual com aquela empresa”, resumiu.

Iniciativa para startups do DF

Com o objetivo de apoiar iniciativas com foco no desenvolvimento tecnológico no combate à criminalidade, a edição 2020 do evento lançou o Desafio Simpósio Internacional de Segurança – Edição Online – InTeSeg (Inovação, Tecnologia e Segurança), destinado a startups do DF.

A ação da ADPF irá incentivar a produção de novas tecnologias para modernização e melhoria da efetividade na segurança pública do Brasil, por meio da identificação, mapeamento, seleção e apresentação de startups de desenvolvimento tecnológico e inovação.

Segundo Luciano Leiro, por meio do desafio, três empresas da capital serão selecionadas para participar das exposições. “Essas startups vão ter apresentação exposta nos painéis do simpósio para o Brasil inteiro. Então, é uma boa vitrine para elas”, diz.

0
Programação

A programação do evento contempla os temas: segurança pública, fronteiras, crimes cibernéticos, sensoriamento remoto, sistema prisional e Smart Cities. Participarão dos painéis representantes das empresas responsáveis pelas tecnologias e autoridades públicas na área de segurança, como Polícia Federal, Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), secretarias de Segurança Pública nos estados, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e Ministério da Justiça, entre outras.

Entre as empresas nacionais e internacionais participantes destacam-se Berkana, Cellebrite, Dígitro, Huawei, HEX, Motorola, NSO, Stefanini Rafael, TechBiz, Tecno IT, e VMI; entre outras organizações.

A inscrição é gratuita, mas restrita aos convidados, como gestores e servidores públicos das áreas de segurança, tecnologia e inteligência.

Simpósio Internacional de Segurança – Edição Online
Data: 19, 20 e 21 de outubro de 2020
Horário: Das 9h às 19h
Local: Formato virtual
Mais Informações: www.simposioseguranca.com.br
Organização e promoção: Necta (www.nectainova.com.br)

Últimas notícias