metropoles.com

PMDF autoriza militares a usarem máscaras de pano caseiras

Corporação tem encontrado dificuldades para adquirir e distribuir os equipamentos de proteção individual. Medida é temporária

atualizado

Compartilhar notícia

Com dificuldades para adquirir equipamentos de proteção contra a Covid-19, o Comando-Geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) decidiu autorizar que militares da corporação façam o uso de máscaras de pano caseiras.

A autorização é assinada pelo subcomandante-geral da PMDF, coronel Sérgio Luiz Ferreira de Souza, e foi divulgada aos praças no último dia 22.

O comandante, contudo, estabelece requisitos para o uso das máscaras. Souza determina que os panos usados no equipamento de proteção não tenham “estampas de qualquer natureza” e determina que o material usado na confecção seja de cor preta, azul escura ou branca.

Ainda de acordo com Souza, o uso das máscaras de pano é temporário. “Tal situação perdurará até que o Departamento de Logística e Finanças (DLF) da PMDF receba e distribua as máscaras padronizadas, já adquiridas, para todos os policiais militares, momento no qual passará a ser obrigatório o seu uso por todos em serviço, tanto para a atividade operacional quanto para a administrativa”.

Máscaras compradas

A corporação deve distribuir os equipamentos de proteção individual aos praças em breve. Quase uma semana após a divulgação da circular, a Polícia Militar publicou, em edição do Diário Oficial (DODF), a compra de 32 mil máscaras.

O aviso de dispensa de licitação não informa quantas unidades dos aparatos serão adquiridas pela força de segurança. O gasto com a aquisição do material está orçado em mais de R$ 169 mil.

Procurada pelo Metrópoles, a Polícia Militar do DF confirmou a dificuldade em adquirir novos produtos. “A PMDF já distribuiu as máscaras que estavam disponíveis em estoque e não foram suficientes.”

A corporação afirmou que está tomando medidas para driblar a falta dos equipamentos: “Desde então, vem tentando reiteradas vezes fazer a compra de novas unidades e finalmente conseguiu comprar máscaras laváveis”.

Ainda segundo a força de segurança, a previsão é que cada policial militar receba três unidades da máscara para que possa fazer a higienização entre um serviço e outro e reutilizá-las.

Casos na corporação

A preocupação do Comando-Geral com o bem-estar dos militares não é alarde. Considerada atividade essencial, o expediente dos policiais não sofreu alteração em função da pandemia do novo coronavírus.

Aos poucos, a PMDF começa a sentir os efeitos causados pela exposição diária ao risco de contágio. No início deste mês, a corporação confirmou que 82 policiais precisaram ser retirados de circulação após apresentarem sintomas da Covid-19.

Do total, três testaram positivo para doença. Um dos casos confirmados evoluiu para óbito. Trata-se do sargento Romildo Pereira, 50 anos.

O militar morreu no dia 2 de abril. Pereira estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Maria Auxiliadora, no Gama, desde 26 de março.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?