metropoles.com

PM terá reforço de 718 militares na segurança das ruas do DF

Novos policiais se formaram nessa quinta-feira (09/01/2020), em cerimônia realizada no Mané Garrincha

atualizado

Compartilhar notícia

Vinicius de Melo/Agência Brasília
capa271
1 de 1 capa271 - Foto: Vinicius de Melo/Agência Brasília

As ruas do Distrito Federal ganharão um reforço na segurança. Nessa quinta-feira (09/01/2020), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) comemorou a aprovação dos 718 novos militares da corporação. A formatura foi realizada no Estádio Nacional Mané Garrincha.

Para irem às ruas, os militares precisaram passar por provas objetivas, discursivas e de aptidão física. Os novos policiais também foram submetidos a avaliações psicológicas, médicas e de antecedentes criminais.

Foram sete meses e mais de 1,6 mil horas dedicadas na preparação para integrar o quadro da corporação. O evento contou com a presença do governador em exercício, Paco Britto (Avante), e do comandante-geral da PMDF, Julian Pontes.

Déficit

Atualmente, o Distrito Federal sofre com grande déficit de policiais e bombeiros. Segundo os cálculos da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), faltam 12 mil militares nas ruas. O rombo foi acentuado pela aprovação da Reforma da Previdência, que acelerou os pedidos de reserva nos últimos meses.

Segundo a Polícia Militar (PMDF), as tropas têm, atualmente, 10.859 homens e mulheres na ativa. O déficit é de 41%, com cerca de 7,8 mil vagas em aberto, que podem aumentar ainda mais. Em 2017, 1.651 militares foram para a reserva. No ano seguinte, o número ficou em 661. Neste ano, saltou para 872, por receio dos efeitos da reforma.

Para evitar o comprometimento dos serviços de repressão a crimes, resgates e combate a incêndios, o governo prevê o lançamento de novos concursos a partir do segundo semestre de 2020.

Compartilhar notícia