metropoles.com

Nota divulgada pela Polícia Civil esquenta clima com a PM

No texto, a PCDF alega que a Polícia Militar tem fragilizado sua atribuição primária para usurpar funções de investigação

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
PM
1 de 1 PM - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Uma nota divulgada pela Polícia Civil nesta sexta-feira (3/2) acirrou ainda mais os já ferventes ânimos entre a corporação e a Polícia Militar. O texto trata sobre o indiciamento de dois PMs pelo delegado da 12ª Delegacia de Polícia (Taguatinga Centro), que acusa os militares de usurpação de função pública e chega a utilizar o termo “milicianos” para classificar os indiciados. O caso foi noticiado pelo Metrópoles na quinta-feira (2).

Na nota, em termos pouco amistosos, a PCDF afirma que “o fato verificado em Taguatinga não representa uma disputa de espaço pelas polícias Civil e Militar nem um caso fortuito em que policiais da força ostensiva, à paisana, depararam com um crime que estava sendo cometido. Ao contrário, trata-se de uma ação deliberada no sentido de açambarcar atribuições afetas a outra instituição”.

O texto também alega que o policiamento ostensivo, serviço primário da PMDF, fica fragilizado por conta do desvio de funções. “A força tem priorizado o serviço velado, de investigação, em todo o Distrito Federal, numa clara disputa de atribuições com a Polícia Civil, passando a atuar na repressão em detrimento da prevenção, o que fragiliza sua função principal”, diz a nota.

Por fim, a corporação defende a atitude do delegado Thiago Boeing Schemes da Silva, “que demonstrou que a lei deve valer para todos e os agentes do Estado devem obedecer aos ritos estabelecidos pelo ordenamento jurídico, sob pena de se instalar um sistema anárquico de vale-tudo e ausência de autoridade”.

À época da divulgação do caso, a Polícia Militar defendeu que não houve irregularidades por parte dos militares e elogiou a atuação dos militares. “O serviço de inteligência da Polícia Militar não realiza investigações, mas sim levantamentos e monitoramento de situações suspeitas. Essa equipe de policiais, além de ser recordista em recuperação de veículos roubados e furtados, é também a equipe que mais produz resultados contra esse tipo de crime. Isso tem trazido muito alívio ao cidadão que teve o seu bem levado por criminosos”, destacou.

Indiciamento
A nova disputa entre as polícias Civil e Militar teve início na última terça-feira (31/1), depois que o delegado Thiago Boeing Schemes da Silva, plantonista da 12ª DP (Taguatinga Centro), indiciou o sargento Anderson Pinho e o cabo Flavio Alvin, da PMDF. De acordo com a ocorrência, o delegado considerou que os militares usurparam de função pública ao investigarem um caso de carro roubado.

O delegado notificou o Núcleo de Investigação e Controle Externo da Atividade Policial (Ncap), do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), e a Corregedoria da PM sobre a conduta dos policiais militares, indicando que eles responderão pelo delito.

Briga recorrente
Não é a primeira vez que policiais civis entram em atrito com a PM. Em agosto do ano passado, um oficial do 28º Batalhão de Polícia, do Riacho Fundo, denunciou que os policiais civis proibiam a entrada de PMs nas delegacias e ameaçavam prender os militares que trabalham no serviço de inteligência da PMDF, fazendo policiamento velado.

A informação teria sido repassada pelo delegado da 29ª Delegacia de Polícia, Sérgio Bautzer. O caso também foi denunciado ao MPDFT.

Outro round na briga entre as duas corporações é o registro de ocorrências por parte dos PMs. A medida é durante criticada por integrantes da Polícia Civil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?