metropoles.com

DF: policiais e bombeiros ganham direito de comprar armas ao aposentar

Segundo a nova norma, o dinheiro recolhido com as vendas será investido em fundo para o reaparelhamento das forças de segurança pública

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
arma
1 de 1 arma - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Policiais civis, militares e bombeiros agora têm prioridade na compra as armas de fogo que usaram ao longo da carreira após aposentaria ou reserva. A lei de autoria do presidente da Câmara Legislativa, deputado distrital Rafael Prudente (MDB), foi publicada nesta quarta-feira (25/09/2019), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), com a assinatura do governador Ibaneis Rocha (MDB).

As regras e os preços para a alienação serão regulamentados pelo Palácio do Buriti. “Esta Lei dispõe sobre a possibilidade de a Polícia Civil, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar e os demais órgãos de segurança pública do Distrito Federal alienarem, por venda direta a seus integrantes, as armas de fogo de porte por eles utilizadas quando em serviço ativo, por ocasião de sua aposentadoria ou transferência para a inatividade”, diz o texto da lei.

Segundo a nova norma, o dinheiro recolhido com as vendas será investido em fundo para o reaparelhamento das forças de segurança pública.

Terão direito a comprar apenas os aposentados e reservistas que mantiverem a autorização para o porte de arma de fogo. Os deputados distritais aprovaram a nova lei em 27 de agosto deste ano. A princípio, a intenção era a doação. Mas o líder do governo na Câmara Legislativa, deputado Cláudio Abrantes (PDT), apresentou emenda para estabelecer a possibilidade de alienação.

Os valores das armas não foram definidos em lei e devem ser divulgados na fase de regulamentação da regra. O prazo é de 60 dias.

O projeto teve votos de 14 parlamentares. A proposta foi questionada por três deputados da oposição, pois, segundo a Lei n° 8.666/93, bem público não pode ser vendido diretamente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?