Secretaria de Saúde mantém suspensão de cirurgias eletivas no DF

Medida vale até o próximo dia 5 de outubro. Procedimentos de urgência e emergência permanecem sendo feitos

atualizado 28/09/2020 22:16

Breno Esaki/Agência Saúde DF

A Secretaria de Saúde prorrogou a suspensão das cirurgias eletivas na rede pública de saúde por mais uma semana. Agora, os procedimentos não serão realizados até 5 de outubro. O objetivo é concentrar os esforços nos atendimentos de urgência e emergência em toda a rede pública para o enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Esse tipo de procedimento está suspenso desde o dia 29 de junho e já foi prorrogado outras vezes, no momento em que o DF passava pelo pico e pelo platô da pandemia. A Secretaria de Saúde havia planejado voltar com as cirurgias eletivas na última terça-feira (22). A pasta não descarta a possibilidade de novas prorrogações.

De acordo com os gestores da Secretaria de Saúde, a medida permanece necessária para garantir o pleno atendimento às urgências e emergências relacionadas com a Covid-19. Contudo, as áreas técnicas estão fazendo o planejamento para a retomada gradual das cirurgias eletivas.

A exceção permanece para os procedimentos oncológicos, cardiovasculares e transplantes, que continuam sendo feitos normalmente na rede pública. (Com informações da Secretaria de Saúde)

Últimas notícias