metropoles.com

Saúde ultrapassa marca de 140 cirurgias em mutirão no DF

Medida foi anunciada em setembro pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) e prevê a realização de mais de 3 mil cirurgias

atualizado

Compartilhar notícia

Natasha Belus DGBB/Grupo Santa
Foto colorida de cirurgia no DF
1 de 1 Foto colorida de cirurgia no DF - Foto: Natasha Belus DGBB/Grupo Santa

O Governo do Distrito Federal (GDF) ultrapassou, nessa sexta-feira (7/10), a marca de 140 cirurgias eletivas realizadas pelo mutirão da Secretaria de Saúde (SES-DF). Em setembro, o governador Ibaneis Rocha (MDB) havia anunciado a ação para desafogar a fila que se acumulou durante a pandemia da Covid-19.

Os procedimentos foram contratados pela pasta para o atendimento inicial de 3.233 pacientes, com investimento total de R$ 19,7 milhões. Desde 22 de setembro, início da ação, foram executadas 143 cirurgias eletivas, dentre hernioplastias (hérnia), colecistectomias (retirada da vesícula biliar) e histerectomias (remoção do útero). As intervenções ocorreram nos hospitais São Mateus (37), Daher (56), São Francisco (23), HC (21) e Home (6). Os dados foram registrados nessa quinta-feira (6/10).

“A grande reclamação [na Saúde] que temos hoje decorre do tempo da pandemia, quando se acumularam mais de 22 mil cirurgias. Serão mais de 5 mil para ajudar a desafogar essa fila. A gente espera que, o mais rápido possível, consiga por em dia o âmbito das cirurgias no DF”, destacou Ibaneis em agenda de campanha.

O edital do mutirão de cirurgias eletivas prevê a realização de 1,6 mil cirurgias de colecistectomia, 960 de herniorrafia e hernioplastia e 673 histerectomias – totalizando 3.233 procedimentos. Cada processo inclui a realização de cirurgia, internação de até 48 horas e consultas pré e pós-operatório.

Os sete hospitais da rede particular selecionados terão 120 dias para a execução das intervenções e receberão conforme o número realizado e a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). As normas foram previstas em edital publicado em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de 5 de setembro. Os contratos foram assinados com o envolvimento e apoio do controle social e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Em paralelo ao mutirão, a Secretaria de Saúde trabalha planos operacionais nos hospitais regionais da rede para a ampliação de cirurgias, priorizando procedimentos oncológicos, além daqueles já judicializados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?