metropoles.com

Mutirão de cirurgias eletivas começa nesta 5ª no DF, diz Ibaneis

Secretaria de Saúde do Df prevê, inicialmente, cerca de 3 mil cirurgias, com foco em casos de hérnia, vesícula e retirada de útero

atualizado

Compartilhar notícia

Natasha Belus DGBB/Grupo Santa
Foto colorida de cirurgia no DF
1 de 1 Foto colorida de cirurgia no DF - Foto: Natasha Belus DGBB/Grupo Santa

O governador Ibaneis Rocha (MDB) comentou, nesta quinta-feira (22/9), sobre o mutirão de cirurgias eletivas previsto para ocorrer no Distrito Federal. A Secretaria de Saúde (SES-DF) contratou sete hospitais da rede particular para atuarem na ação emergencial, que deve durar quatro meses e ter foco em casos de hérnia, vesícula e retirada de útero.

“A grande reclamação [na Saúde] que temos hoje decorre do tempo da pandemia, quando se acumularam mais de 22 mil cirurgias. Estão começando hoje as cirurgias em parceria com a rede privada. Serão mais de 5 mil para ajudar a desafogar essa fila. A gente espera que, o mais rápido possível, consiga por em dia o âmbito das cirurgias no DF”, destacou Ibaneis.

As primeiras unidades de saúde privadas a atuar no mutirão serão os hospitais São Mateus, Anchieta, Daher e São Francisco.

Os hospitais Brasília Águas Claras, Home e Hospital das Clínicas também enviaram propostas, passaram na avaliação técnica e fecharão contrato com o Executivo local nos próximos dias. O investimento do Governo do Distrito Federal será de R$ 19,7 milhões.

A SES-DF prevê 3.233 operações, inicialmente. A medida duplicará o número de procedimentos normalmente realizados no intervalo de 120 dias e deve reduzir a fila formada no período mais crítico da pandemia da Covid-19, quando as cirurgias ficaram suspensas.

Mais de mil pacientes fizeram os exames pré-operatórios necessários ao atendimento em hospitais regionais do DF. Agora, o Complexo Regulador do Distrito Federal identificará a lista de casos prioritários, de acordo com cada procedimento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?