metropoles.com

Paciente reclama de falta de médicos no Hospital Regional do Paranoá

Na manhã desta segunda-feira (2/7), a ausência de profissionais deixou a população aguardando atendimento por horas

atualizado

Compartilhar notícia

Arquivo cedido ao Metrópoles
hospital regional do paranoá
1 de 1 hospital regional do paranoá - Foto: Arquivo cedido ao Metrópoles

Brasilienses enfrentam dificuldade para conseguir atendimento no Hospital Regional Leste, o antigo Hospital Regional do Paranoá (HRPa), nesta segunda-feira (2/7). Segundo relatos, faltam médicos e os serviços têm levado horas.

A tradutora Jihan Arar, 50 anos, chegou às 9h na unidade de saúde e só conseguiu atendimento mais de três horas depois. Mesmo tendo que lidar com uma crise de asma, Jihan precisou percorrer os corredores do hospital e recorrer à administração.

Sem pessoal na emergência, um profissional do centro cirúrgico precisou ser deslocado para socorrer a tradutora. Segundo ela, não há médicos no local, quando deveria ter pelo menos um.

“Informaram que o atendimento ambulatorial está suspenso até as 14h. Geralmente, há três clínicos na emergência, mas aqui, agora, não há nenhum”, explicou Jihan, que foi medicada e, quando conversou com o Metrópoles, aguardava o retorno do médico.

Em 21 de junho, a reportagem mostrou que pacientes sofreram na fila de atendimento do hospital, dormindo nas dependências da unidade e suportando uma temperatura de 14ºC.

À reportagem, a Secretaria de Saúde informou que, devido ao ponto facultativo nesta segunda-feira (2), não há atendimento ambulatorial na rede pública de saúde, funcionando apenas emergências e Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs).

Quanto a escala, o Hospital da Região Leste esclarece que o atendimento nesta tarde ficou restrito aos casos graves, com previsão do serviço ser normalizado à noite. Orientou ainda que a população procure outras unidades próximas, como a UPA de São Sebastião. Finalizou dizendo que a previsão é que novos profissionais assumem os postos na unidade ainda neste semestre.

Arquivo cedido ao Metrópoles
Quadro de médicos na emergência não possui o nome de nenhum profissional

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?