HRT realiza primeira cirurgia oftalmológica em bebê de apenas 3 meses

Tratamento a laser visa interromper a progressão de doença, que pode causar cegueira

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

1 de 1 - Foto: null

Uma criança de apenas 3 meses foi submetida a cirurgia a laser na retina e, com o sucesso da operação, evitará problemas que poderiam levar à cegueira total. O procedimento, chamado de fotocoagulação a laser, tinha o objetivo de corrigir uma retinopatia e foi realizado no centro cirúrgico do Hospital Regional de Taguatinga (HRT).

A paciente, encaminhada do Hospital de Ceilândia, foi atendida no ambulatório de oftalmologia do HRT para fazer um mapeamento de retina específico para prematuros. Segundo o oftalmologista José Alberto Aguiar, médico que diagnosticou a doença, a bebê apresentava um grau avançado da doença e, caso não fosse submetida rapidamente à cirurgia, poderia ficar cega.

Com equipamento cedido pelo Hospital Regional da Asa Norte (Hran), a equipe foi formada por médicos do HRT, do Hran e do Hospital Materno Infantil (Hmib).

Inédita
É a primeira vez que esse tipo de intervenção é feito no HRT com equipamento cedido pelo Hran. Segundo o anestesiologista Benvindo Rocha Braga — superintendente da Região Sudoeste (a gestão da Saúde do DF foi dividida em áreas) —, a unidade de Taguatinga pleiteia a aquisição do aparelho de laser para que mais cirurgias desse tipo possam ser realizadas no próprio hospital, sem a necessidade de deslocamento de equipamento e de mão de obra especializada.

Temos leito de UTI, anestesista e oftalmologista capacitados. E muita boa vontade também. Falta apenas ter um aparelho nosso

Benvindo Rocha Braga, anestesiologista e superintendente da Região Sudoeste

Braga ressalta a importância desse serviço. “O empenho em fazer tudo dar certo e ver aquele bebezinho sair do centro cirúrgico com 100% de sucesso é muito gratificante.”

Atualmente, no HRT são realizadas cirurgias de glaucoma, catarata, pterígio, estrabismo e plástica ocular. No ambulatório, são atendidos pacientes a partir do nascimento.

Doença
A retinopatia de prematuridade é uma doença muito comum em bebês prematuros ou com baixo peso ao nascer. Trata-se do crescimento desorganizado dos vasos sanguíneos que suprem a retina, os quais podem sangrar e, em casos mais sérios, a retina pode descolar e ocasionar a perda da visão da criança.

A doença acontece devido ao reduzido grau de desenvolvimento dos olhos e imaturidade dos vasos sanguíneos que, normalmente, acabam de se formar no fim da gestação. Se não diagnosticada precocemente, pode levar à perda total da visão. Em alguns casos, os vasos podem, também, crescer de modo desarranjado, mesmo após o nascimento prematuro.

O tratamento deve ser iniciado o mais rapidamente possível, após o diagnóstico do problema, e tem como objetivo impedir o desenvolvimento de cegueira. No entanto, mesmo com o diagnóstico de retinopatia, em alguns casos, apenas é importante manter avaliações regulares no oftalmologista, porque o risco da doença evoluir é baixo.

A cirurgia de fotocoagulação a laser para correção de retinopatia de prematuridade é feita com anestesia geral a fim de manter o bebê imóvel. Segundo os especialistas, é um procedimento delicado, pelo tamanho do bebê, mas indolor e seguro. O procedimento consiste em diminuir o fluxo de sangue na retina, evitando, assim, seu descolamento.

Com informações da Secretaria de Saúde

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?