metropoles.com

GDF paga Sanoli e afasta possibilidade de greve nos hospitais do DF

Valor de R$ 10,5 milhões referente ao serviço de alimentação hospitalar de dezembro foi pago nesta quinta (16/2)

atualizado

Compartilhar notícia

Internet/Reprodução
comida de hospital refeição hospitalar
1 de 1 comida de hospital refeição hospitalar - Foto: Internet/Reprodução

Após ameaças de paralisação dos funcionários da Sanoli, a Secretaria de Saúde pagou nesta quinta-feira (16/2) os R$ 10,5 milhões que devia à empresa. Uma mobilização dos trabalhadores poderia deixar servidores, pacientes e acompanhantes sem refeições nos hospitais do DF.

O imbróglio entre a Sanoli e o GDF já dura anos. Durante quatro décadas, a empresa foi a principal fornecedora de alimentação hospitalar, sempre com base em contratos emergenciais. A situação chamou a atenção de órgãos de fiscalização, e uma licitação foi aberta em 2014 para contratar o serviço.

Em novembro, o GDF entrou com uma ação contra a empresa após ameaças de interrupção no serviço. O juiz responsável pelo caso acatou o pedido e proibiu a prestadora de serviços de suspender o fornecimento das refeições. Mas, em contrapartida, o governo deveria fazer o pagamento em dia.

Entretanto, segundo a Sanoli, o acordo não foi respeitado e o governo deixou de pagar a quantia prevista para janeiro. O atraso gerou tensão dentro da empresa, que alegou não ter fundos para pagar funcionários. Uma greve chegou a ser cogitada para esta sexta (17).

Com o pagamento nesta quinta, as paralisações perdem força. Mas o diretor da Sanoli faz o alerta: “Esperamos que a situação não volte a ocorrer no mês que vem”, aponta José Carlos Castilho.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?