metropoles.com

Crise na saúde do DF. Técnicos e auxiliares de enfermagem mantêm greve

Decisão foi tomada em assembleia nesta quinta-feira (3/11) e afeta todas as unidades de saúde da capital

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rafaela Felicciano/MetrÛpoles
1 de 1 Rafaela Felicciano/MetrÛpoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em assembleia nesta quinta-feira (3/11), técnicos e auxiliares de enfermagem decidiram continuar em greve. Segundo avaliação do sindicato da categoria (Sindate), 50% dos 14 mil profissionais estão parados nas unidades de saúde do Distrito Federal.

Os trabalhadores reclamam de atraso no pagamento da Gratificação Técnico-Administrativa (Gata), de horas extras e das condições de trabalho.

“Falta de tudo, de capote, passando por luva a seringas”, disse Jorge Viana, vice-presidente do Sindate. Nesta quinta-feira (3/11), a Vigilância Sanitária fechou a emergência do Hospital Regional de Brazlândia por problemas como superlotação, falta de materiais de insumos e limpeza e de condições de higiene.

A greve dos técnicos e auxiliares de enfermagem só agrava a situação da saúde. Os enfermeiros e médicos também prometem iniciar paralisações nas unidades de saúde a partir da próxima semana.

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que todas as áreas deverão garantir os quantitativos mínimos de pessoal para não prejudicar o atendimento à população. Além disso, a pasta lembra que a circular nº 59 prevê o desconto dos dias parados dos servidores.

A Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGR) informa que ingressou com ação para que a Justiça decrete a ilegalidade da greve dos auxiliares e técnicos de enfermagem, mas até agora o TJDFT não se pronunciou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?