metropoles.com

Queda no preço da picanha, gasolina e frutas faz inflação no DF recuar

O IBGE divulgou, nesta quarta (7), o índice IPCA para o DF. A inflação ficou 0,12 ponto percentual abaixo da divulgada em maio de 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Carne vermelha em pedaços
1 de 1 Carne vermelha em pedaços - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quarta-feira (7/6), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para o Distrito Federal. Os dados — que refletem a inflação do mês — mostram que, em maio de 2023, o DF registrou inflação de 0,19%. Queda no preço de itens como picanha, frutas e gasolina, foram responsáveis pela baixa inflação.

O valor é bem menor do que o registrado no mês anterior, de 0,56%.  A taxa calcula a variação dos preços no comércio e afeta o poder de compra do consumidor.

O maior impacto no IPCA de maio ficou com o grupo saúde e cuidados pessoais, que teve um aumento de preços de 1,01%. Segundo o IBGE, o resultado deste grupo foi influenciado pelas altas em produtos farmacêuticos como analgésico e antitérmico, hipotensor e hipocolesterolêmico e psicotrópico e anorexígeno. Já os preços nos planos de saúde tiveram alta de 1,22%.

O segundo grupo que mais puxou o IPCA de Brasília para cima foi habitação, com alta de 0,68%. A maior contribuição veio da energia elétrica residencial, com variação de 2,04%.

Alimentação e bebidas

Os itens de alimentação e bebidas tiveram uma baixa de 0,11% durante o período analisado. O resultado foi influenciado pela redução do preço das frutas como mamão, banana-prata, banana-d’água e uva; e das carnes como carne de porco, picanha e costela.

Em maio, os produtos relacionados aos transportes tiveram redução de 0,51% nos preços. A queda foi influenciada pelo recuo nos preços dos combustíveis, que caiu 2,50% no período, sendo que a gasolina caiu 2,37%, o óleo diesel 5,13% e o etanol 0,52%.

Para o cálculo do índice do mês, foram comparados os preços coletados entre 29 de abril e 29 de maio de 2023 com os preços vigentes no período de 30 de março a 28 de abril de 2023.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações