PSol vai à Justiça contra lei que facilita porte de armas para Cacs
Partido assina ação com associação de advogadas. Para os grupos, legislação facilita violência doméstica

O diretório regional do PSol e a Associação de Advogadas pela Igualdade de Gênero (AAIG) entraram com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra lei distrital que facilita o porte de armas para colecionadores, atiradores desportivos e caçadores (CACs) no DF.
A Lei nº 7.065 foi publicada em 17 de fevereiro e é de autoria do deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos). O texto reconhece os CACs como “atividade arriscada” e permite o porte de armas de fogo ao “atirador desportivo integrante de entidades de desporto”.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF
Frequência de envio: Diário
Ver todasSegundo a ADI submetida ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), a legislação promulgada no DF é inconstitucional por três motivos:
- com a nova regra, a Câmara Legislativa do DF (CLDF) usurpou a competência da União em legislar sobre porte de armas;
- a legislação vai contra os princípios do Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003);
- a nova lei coloca em risco a vida, em especial, das mulheres em situação de violência doméstica;
Assim, o pedido contra a regra vigente pede ainda uma medida cautelar para suspender os efeitos da legislação até que todas as partes se pronunciem no tribunal. O processo foi distribuído ao gabinete do desembargador Jair Oliveira Soares.
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DFEscolta da dama de vermelho reabre debate sobre uso de armas por Cacs
“Ampliar o número de armas em circulação é aumentar a violência, as mortes e feminicídios no DF. O PSol-DF luta pela segurança da população e defesa da vida das principais vítimas da violência em nosso país, a população negra, as mulheres e a população LGBTQA+. Diante disso, jamais poderíamos nos calar diante de uma lei tão absurda quanto está promulgada pela CLDF. Temos certeza de que o Tribunal de Justiça fará valer a Constituição e derrubará está lei”, afirmou o presidente do diretório regional do PSol, o advogado Marivaldo Pereira.
Veja a íntegra do pedido de suspensão da lei:
Ação Direta de Inconstitucionalidade contra lei que facilita porte de armas para CACs by Metropoles on Scribd
A “dama de vermelho”
O debate sobre o porte de armas para atiradores esportivos, caçadores e colecionadores voltou à tona no DF desde 22 de fevereiro, quando vários homens armados com fuzis e escopetas fecharam a via Samdu Norte, em Taguatinga, para que uma mulher de vestido vermelho passasse. Ela ficou conhecida como “a dama de vermelho”.
O caso aconteceu em frente a um estande de tiro esportivo e loja de caça que vende armamentos. A informação inicial é que os homens que participaram teriam registro de Caçador, Atirador e Colecionador (CAC).
Especialistas ouvidos pelo Metrópoles afirmaram que a ação dos atiradores foi um sério risco à segurança pública. O caso é investigado pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).









